Morre adolescente com suspeita de febre maculosa após festa em fazenda

Três pessoas que também estavam no mesmo evento morreram vítimas da doença.

A febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Campinas (SP) que uma adolescente de 16 anos que estava internada com suspeita de febre maculosa veio a óbito na noite desta terça-feira (13). A menina estava hospitalizada desde o dia 9 de junho após ter ido em uma festa em uma Fazenda, no distrito de Joaquim Egídio na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Três pessoas que também estavam no mesmo evento morreram vítimas da doença. 

Conforme relatado pela Secretaria de Saúde de Campinas, a jovem estava internada em um hospital privado de São Paulo. O Instituto Adolfo Lutz não havia divulgado resultados de exames para confirmar ou descartar o diagnóstico de febre maculosa.

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa aguda e febril, com gravidade variável. Isso significa que existem formas leves e graves da doença, esta última com uma alta taxa de letalidade. A causa da doença são duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre por meio da picada de carrapatos, especialmente do carrapato estrela.

É importante ressaltar que a febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa por contato. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta que as pessoas que residem em áreas de transmissão ou que se deslocam por essas regiões devem estar atentas a qualquer sinal de febre, dor no corpo, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal, e devem procurar atendimento médico. Ao buscar ajuda médica, é importante informar sobre a estadia nessas regiões para evitar complicações. O tratamento da febre maculosa é realizado com um antibiótico específico.

CASO NO BRASIL

Segundo comunicado oficial, o Ministério da Saúde informou que está em contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo e com o Centro Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Nacional) para acompanhar as investigações desse caso.

A pasta também ressalta que está responsável pela distribuição de medicamentos antimicrobianos destinados ao tratamento da febre maculosa para os estados. Além disso, o Ministério tem realizado ações de capacitação voltadas para as vigilâncias estaduais e municipais, bem como a divulgação de diretrizes técnicas contendo orientações para o manejo clínico e ambiental da doença.

  • 2020: 191 casos
  • 2021: 231 casos
  • 2022: 190 casos
  • 2023: 48 casos

CONFIRA OS SINTOMAS DA DOENÇA, DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE:

  • Febre

  • Dor de cabeça intensa

  • Náuseas e vômitos

  • Diarreia e dor abdominal

  • Dor muscular constante

  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés

  • Gangrena nos dedos e orelhas

  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES