Morre aos 91 anos o artista plástico colombiano Fernando Botero

Nas redes sociais, o presidente colombiano Gustavo Petro lamentou a morte de Botero e exaltou sua importância para as artes e para o país

Morre aos 91 anos o artista plástico colombiano Fernando Botero | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (15), aos 91 anos, faleceu o renomado artista colombiano Fernando Botero. Conhecido por suas obras como pintor, escultor e cartunista, o artista estava em sua residência em Mônaco, conforme relatam os jornais El País, El Tiempo e a W Radio. Informações de fontes internacionais indicam que Botero vinha enfrentando problemas de saúde e foi hospitalizado por alguns dias devido a uma pneumonia, mas posteriormente solicitou sua transferência para casa. 

Nas redes sociais, o presidente colombiano Gustavo Petro lamentou a morte de Botero e exaltou sua importância para as artes e para o país: "Morreu Fernando Botero, o pintor das nossas tradições e defeitos, o pintor das nossas virtudes. O pintor da nossa violência e paz. Da pomba rejeitada mil vezes e mil vezes colocada em seu trono"

Conhecido por seu próprio estilo de pintura, que ficou conhecida como Boterismo, Fernando Botero ficou famoso por suas artes que funcionam como críticas sociais, sobretudo a respeito da ganância humana. Pintor e escultor nascido em Medellín, na Colômbia, em 1932, Botero foi o segundo de três filhos do vendedor Davi Botero e da costureira Flora Angulo. Perdeu o pai aos quatro anos, e teve no tio uma espécie de figura paterna.

Iniciou sua carreira como ilustrador em 1948 e teve experiências como cenógrafo antes de sua mudança para Bogotá. Na capital, realizou sua primeira exposição internacional e, pouco depois, em 1952, partiu para Madrid, Espanha, para aprimorar seus estudos na Academia de San Fernando. Durante sua estadia na Europa, adquiriu habilidades na técnica de afresco durante seu tempo em Florença, Itália, o que teve uma forte influência em suas obras a partir desse período. 

Em 1955, voltou para a Colômbia e expôs na Biblioteca Nacional, em Bogotá. Após passar um tempo no México, onde sua obra ganhou um teor social e político, fixou residência em Nova York. A partir dos anos 70, passou a dividir seu tempo entre Paris, Madrid e Medellín. Símbolo da arte colombiana, Fernando Botero dá nome ao seu próprio estilo, o Boterismo. Sua obra possui cerca de três mil pinturas e mais de 200 esculturas, assim como desenhos e aquarelas. Inicialmente, ele navegava em um estilo mais expressionista, que aos poucos foi se transformando para que sua própria assinatura fosse criada.

O estilo artístico de Botero, conhecido como "Boterismo", caracteriza-se por retratar figuras de formas mais robustas e com volumes corporais consideráveis, muitas vezes exagerados, oscilando entre a crítica e o humor. Em sua obra, são evidentes críticas à ganância humana, embora o artista tenha deixado claro em várias ocasiões que não retrata as pessoas como gordas de propósito. Para Botero, o exagero nas proporções não busca refletir a realidade, mas sim representa uma escolha estilística distintiva. 

(Com informações da Folhapress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES