Morre aos 93 anos o escritor italiano Andrea Camilleri

Escritor estava internado há um mês, por causa de uma parada cardíaca.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O escritor italiano Andrea Camilleri, um dos maiores expoentes do romance policial no mundo, morreu nesta quarta-feira (17) no hospital Spirito Santo, em Roma (Itália), aos 93 anos, após ser internado por conta de uma parada cardíaca, segundo informações das fontes médicas.

Escritor Andrea Camilleri no Vaticano, em imagem de arquivo de 21 de fevereiro de 2009 — Foto: Alessandra Tarantino / Arquivo / AP Photo 

Camilleri, nascido em Porto Empedocle (Sicília), no dia 6 de setembro de 1925, foi internado no dia 17 de junho após sofrer uma parada cardíaca em sua residência, na capital italiana, quando foi submetido a reanimação. Ele ficou um mês internado.

Na infância, depois de um breve período no colégio episcopal - foi expulso após atirar ovos contra um crucifixo -, Camilleri foi estudar na escola Empédocles de Agrigento, fechada em 1943 após desembarque iminente de forças aliadas na Sicília.

Em 1945 publica poemas e contos em revistas e vai estudar literatura na Universidade de Palermo. Nos seus romances, sua cidade natal surge transfigurada como a cidadezinha imaginária de Vigàta, situada na também fictícia província de Montelusa.

Estreou como romancista em 1978. Seus livros, principalmente os romances policiais protagonizados pelo comissário Salvo Montalbano, têm grande sucesso na Itália e em outros países. Em 2003, Camilleri recebeu a Ordem do Mérito da República Italiana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES