Morre Dom Cláudio Hummes, cardial próximo ao papa, aos 87 anos

Cláudio Hummes recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975.

Morre Dom Cláudio Hummes aos 87 anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu nesta segunda-feira (4), logo depois das 9h, o cardeal Cláudio Hummes, aos 87 anos. Gaúcho nascido em Salvador do Sul (quando ainda era território que pertencia a Montenegro), ele era arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero. A informação foi divulgada pela Arquidiocese de São Paulo, em nota assinada pelo arcebispo de São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer. A causa da morte não foi informada, mas o comunicado afirma que dom Cláudio, como era conhecido, enfrentou "prolongada enfermidade".

Em 2013, quando o mundo se surpreendeu com o anúncio do primeiro papa latino-americano, dom Cláudio Hummes apareceu sorrindo ao lado do argentino Jorge Bergoglio, um jesuíta que, inspirado pelo cardeal brasileiro, escolheu justamente se chamar Francisco. Hummes foi apontado como o principal articulador da eleição de Bergoglio.

Morre Dom Cláudio Hummes aos 87 anos 

Cláudio Hummes recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza e arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Em 2019, foi relator geral da Assembleia Especial do Sínodo para a Igreja Católica na Amazônia, realizada pelo Vaticano de 6 a 27 de outubro.

— A vida na Amazônia talvez nunca tenha estado tão ameaçada como hoje — declarou no início do evento. 

Ainda conforme nota da arquidiocese de São Paulo, o corpo será velado Catedral Metropolitana de São Paulo. Os horários das homenagens ainda não foram divulgados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES