Morre Domenico De Masi, sociólogo que pensou o 'ócio criativo', aos 85 anos

De Masi propôs que a prática do “ócio criativo” poderia ser alcançada por meio da integração de outros três conceitos por ele definidos

Morre Domenico De Masi, sociólogo que pensou o 'ócio criativo', aos 85 anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A imprensa italiana confirmou o falecimento do sociólogo italiano Domenico De Masi aos 85 anos, ocorrido em Roma. Ele ficou amplamente conhecido como o autor do conceito de "ócio criativo", que se tornou um best-seller com um livro homônimo. De acordo com sua teoria, o tempo livre não é algo negativo, mas sim crucial para estimular a criatividade individual e aprimorar a capacidade de adaptação na sociedade globalizada e pós-industrial, caracterizada pelo rápido avanço tecnológico e pelo crescimento do setor de serviços. De Masi propôs que a prática do "ócio criativo" poderia ser alcançada por meio da integração de outros três conceitos por ele definidos.

O trabalho, caracterizado pelo cumprimento de tarefas necessárias, o estudo através das ferramentas proporcionadas pela digitalização e, por fim, o "jogo", lazer necessário para evitar a mecanização do trabalho. De Masi nasceu em Rotello, pequena cidade da região de Molise, no sul da Itália. Começou a escrever aos 19 anos sobre sociologia do trabalho e, aos 22, começou a lecionar na Universidade de Nápoles. Mais tarde, tornou-se docente da renomada Universidade de Roma La Sapienza.

O sociólogo tinha uma relação próxima com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo inclusive seu amigo pessoal e visitando-o durante seu período na prisão, em Curitiba. Quando Lula foi libertado, De Masi elogiou sua reputação internacional inabalada, considerando-o ainda uma das maiores lideranças globais. Sua afinidade com o Brasil resultou no título de cidadão honorário do Rio de Janeiro, concedido em 2010. Além disso, ele manteve relações com personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-ministro da Educação de Lula, Cristovam Buarque.

No livro "O Futuro Chegou," publicado em 2014, De Masi se dedicou à análise do modelo de sociedade brasileira. Ele argumentou que, após séculos de imitação dos sistemas europeus e norte-americanos, o Brasil, diante das crises nos Estados Unidos e na Europa, tinha a oportunidade de desenvolver seu próprio modelo de sociedade latino-americana.

À Folha, o sociólogo italiano chegou a dizer que o Brasil tem um pé atrás com a idealização da eficiência e da produtividade propagadas pelos países ricos, o que ele considerava algo positivo. Tal resistência brasileira se deveria à influência indígena, que ele elogiava. "Os americanos espalharam pelo mundo a cultura do 'manager'. A Itália se americanizou, por exemplo. Até na cultura. Hoje, lá, só há rock e cinema americano. Vocês têm Bossa Nova, têm novela", disse ele. Para De Masi, pensar é muito mais importante do que trabalhar. No mundo ideal, tudo que não envolva criatividade será feito por máquinas, libertando o homem.

(Com informações da Folhapress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES