Morre em SP morador de rua eleito 3º vereador mais votado

O ex-vereador desmaiou em frente a um bar em Nova Odessa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na noite dessa quarta-feira o morador de rua e ex-vereador Otávio Rocha, 63 anos, o Arruia, eleito em 2004 como o terceiro mais votado em Santa Barbara d"Oeste, interior de São Paulo. Filiado ao PTN, Arruia obteve 1.675 votos e continuou a atuar como catador de material reciclável mesmo depois de concluír o seu mandato de 2005 a 2008.

O ex-vereador desmaiou em frente a um bar em Nova Odessa, município vizinho a Santa Bárbara. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância e levado ao Hospital Municipal de Nova Odessa mas não resistiu. A causa provável de sua morte é parada cardíaca mas ainda não divulgada pelo IML.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Barbara d"Oeste, Erb Oliveira (PPS), decretou três dias de luto oficial. Seu corpo está sendo velado no plenário da Câmara e o sepultamento está previsto para as 16 horas no Cemitério Parque dos Lirios, em Santa Barbara d"Oeste.

"Xerox" de santinhos e amnésia

Separado, pai de seis filhos, Rocha dizia que não conseguia viver com a família. Foi morar nas ruas e dormia em baixo da marquise de um prédio. Durante o dia, recolhia material reciclável na cidade. Sua candidatura foi incentivada por amigos que o consideravam uma personalidade popular e querido na cidade. A campanha modesta consistia em conversar com as pessoas e distribuir santinhos em fotocópias enquanto procurava papelão pelas ruas.

Após a contagem de votos e sua diplomação, Arruia chegou a alugar uma residência e a ter assessores mas teria comentado com os mais íntimos que preferia "a vida livre das ruas". Dizia que a expressão Arruia significava Salve Amigo em libanês, adotado como saudação e apelido.

Em meados de 2007 esteve desaparecido em duas ocasiões. Em uma delas foi localizado em Bauru, interior de São Paulo. Estava maltrapilho, barba crescida e faminto quando declarou não se lembrar que era um vereador e nem como chegou da cidade. Depois pediu licença médica e se internou em uma clínica de repouso. Tentou reeleição em 2009 obtendo 70 votos insuficientes a uma vaga na Câmara e retornou a sua rotina de catar papelão nas ruas da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES