Morre filho do ex-governador gaúcho Brizola que ajudou a levar Dilma Rousseff para o PT

O ministro Brizola Neto viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar o velório.

Avalie a matéria:
José Vicente Goulart Brizola | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na madrugada desta sexta-feira (28) no Rio o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61, filho do ex-governador gaúcho Leonel Brizola (1922-2004).

A causa da morte foi uma hemorragia digestiva. Ele passou as últimas semanas internado no Hospital Miguel Couto.

Nascido em Porto Alegre, José Vicente foi eleito para a Câmara em 1990 pelo PDT do Rio e permaneceu no Congresso até 1995. Ele é pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto, 34, da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola, 37, e do vereador no Rio Leonel Brizola Neto, 37. Os três são pedetistas.

O ministro Brizola Neto viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar o velório.

Um dos momentos marcantes de sua trajetória foi o rompimento com o PDT de seu pai em 2001. Na época, ele liderou um grupo dissidente que saiu do partido no Rio Grande do Sul e migrou para o PT gaúcho.

O movimento que trocou de legenda era formado também pela hoje presidente Dilma Rousseff, que naquele ano era secretária da Energia do Rio Grande do Sul. A ida de Dilma para o PT gaúcho abriu caminho para que ela se tornasse ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2003.

No Rio Grande do Sul, José Vicente também foi presidente da Loteria estadual no governo do petista Olívio Dutra (1999-2002).

Após deixar o cargo, ele foi o pivô de acusações contra o PT. Ele dizia ter sido coagido por petistas gaúchos a buscar recursos de campanha com donos de bingos e bicheiros. O partido sempre negou.

Em 2005, depôs na CPI dos Bingos no Congresso sobre o caso. Ele foi expulso do PT no ano anterior.

O velório ocorrerá a partir das 18 horas de hoje no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, no Rio de Janeiro. No sábado (29), ocorrerá a cremação do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES