Morre liderança caiapó Paulinho Payakan, vítima da Covid-19

O indígena ficou dez dias internado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dez dias lutando contra a Covid-19, o líder caiapó Bep’kororoti, o Paulinho Payakan, morreu nesta quarta-feira (17), no Hospital Regional Regional de Redenção, no sul do Pará.

Bruno Santos/ Folhapress

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), Payakan estava com um quadro de insuficiência respiratória e tinha testado positivo para o novo coronavírus. Segundo o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) na região Kaiapó, Lázaro Marinho, o órgão está prestando toda a assistência necessária à família de Payakan, conforme apuração do G1.

“O Dsei está dando apoio à família. Nos termos da Covid, ele deveria ser enterrado imediatamente, mas entendendo que ele é uma liderança Kayapó, nós articulamos com a família que ele fosse enterrado na aldeia Ulkré, que é a aldeia de origem dele”, disse Marinho.

“A Família assinou um termo se comprometendo que não haverá o manuseio do corpo. Dentro da cultura Kayapó, quando há um enterro, um funeral, há o manuseio do corpo e existe um ritual de pinturas. Então, estes rituais não poderão ser feitos, entendendo que a Covid é altamente contagiosa”, concluiu.

O líder de 67 anos foi uma das vozes mais importantes do movimento indígena no perído da redemocratização, mas caiu no ostracismo após envolvimento em um rumoroso caso de estupro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES