Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular

Morre Luiz Carlos Maciel, jornalista e pensador da contracultura

Luiz Carlos Maciel deixa a esposa, a atriz Maria Claudia e 2 filhos

Morre Luiz Carlos Maciel, jornalista e pensador da contracultura
Morre Luiz Carlos Maciel, jornalista e pensador da contracultura | Reprodução
Compartilhe
Google Whatsapp

Morreu na manhã deste sábado, aos 79 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos, o filósofo, escritor, diretor teatral, dramaturgo e jornalista Luiz Carlos Maciel

Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maciel escreveu, em 1969, "Sartre, vida e obra", uma biografia do filósofo e escritor francês.

Durante vinte anos, trabalhou como roteirista da Rede Globo. Em 1968, escreveu o roteiro de "O homem que comprou o mundo", dirigido por Eduardo Coutinho. Em 2003, Maciel publicou um livro reunindo seus conhecimentos na área, “O poder do clímax — Fundamentos do roteiro de cinema e TV”, relançado este ano.

Em entrevista ao GLOBO em março deste ano, Maciel brincou com sua fama de "polímato" (pessoa que detém conhecimentos em áreas completamente distintas).

Aos 79 anos, morre Luiz Carlos Maciel, jornalista e pensador da contracultura
Aos 79 anos, morre Luiz Carlos Maciel, jornalista e pensador da contracultura


— Alguns polímatos se transformam no Leonardo Da Vinci, fazendo tudo com perfeição. Outros se transformam em mim, que é isso que vocês estão vendo — disse.

Apesar das múltiplas competências, Maciel usou seu perfil de Facebook, em 2015, para publicar um desabafo sobre a falta de oportunidades profissionais nos últimos anos. Sem emprego e com a saúde debilitada, ele vinha sofrendo dificuldades financeiras.

“Um tanto constrangido, é verdade, mas sem outro jeito, aproveito esse meio de comunicação, típico da era contemporânea e de suas maravilhas, para levar ao conhecimento público o fato desagradável de que estou sem trabalho e, por conseguinte, sem dinheiro", escreveu ele.

Segundo o jornalista Claudio Leal, um de seus amigos mais próximos, Maciel desejava organizar novas coletâneas de sua obra, reunindo escritos sobre teatro.

— Ele deixou essas demandas encaminhadas — conta Leal. — Sabia da proximidade da morte. Estava desmotivado com o clima do país, e me falou que não tinha mais saco para abrir o Facebook, preferia ouvir discos de jazz.

Luiz Carlos Maciel deixa a esposa, a atriz Maria Claudia, e dois filhos, Roberto Maciel e Lucia Maciel.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto