Morre Mestre Expedito, um dos santeiros mais expressivos do Brasil

Mestre Expedito foi um dos artesãos mais importantes do País.

Mestre Expedito | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mestre Expedito, um dos artesãos mais renomados do Piauí, morreu na tarde desta sexta-feira, 9, aos 89 anos.  O velório de Expedito Antonino dos Santos segue no sábado e a previsão é de que o enterro ocorra no domingo, 11, no Jardim da Ressurreição.

Mestre Expedito (Arquivo Pessoal)

Natural de Domingos Mourão, Mestre Expedito era considerado um dos santeiros mais expressivos do Brasil, no entanto, era de uma grande simplicidade. Nem parecia que tinha mais 12 mil peças espalhadas pelo mundo.

Atento e sempre disponível com os jornalistas, ele falou em uma de suas entrevistas ao Meio Norte que as pessoas conheciam suas esculturas, mas ele também era das telas, da pintura.

Reservado, talentoso, Mestre Expedito era a expressão da cultura piauiense, nordestina e brasileira. Ele participou de exposições no Piauí e no Brasil.

O  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) catalogou 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”, entre eles estava o Mestre Expedito.

Expedito Antonino dos Santos foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no estômago. Ele faleceu em casa.

O mestre era casado com dona Raimunda Santos há 60 anos, que sempre estava ao seu lado durante exposições, nas homenagens e também estava ao lado durante as entrevistas.

O governador eleito, Rafael Fonteles, lamentou a morte do Mestre Expedito.

O Governo do Estado também publicou nota de pesar pelo falecimento do mestre.

"É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento de Mestre Expedito (89 anos), ocorrido nesta sexta-feira, 9.

Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho.

Por sua arte, Mestre Expedito foi homenageado, participou de várias exposições e colocou o Piauí em destaque na arte santeira.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares desse artista que tão bem fez ao Piauí."

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) também emitiu nota de pesar.

"É com muito pesar que a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) comunica a morte do mestre Espedito, um dos maiores artesãos do estado, que faleceu em Teresina, nesta sexta-feira (9), aos 89 anos. O velório vai acontecer a partir das 21h, na Pax União, e segue no sábado (10). A previsão é que o enterro aconteça no domingo, às 16h, no cemitério Jardim da Ressurreição. A família aguarda a chegada em Teresina de dois filhos do escultor.

Mestre Expedito, é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí, que tem o mestre Dezinho como seu maior expoente. Autodidata, já naquela época, sem que ninguém ensinasse, o menino, sozinho, fazia ex-votos para as procissões, que por lá eram chamados de “milagres”. Produzia também jogo de malas/baús, fazia calçados, trabalho de marcenaria, instrumento musical - comprava a escala musical e copiava para os colegas. Não cobrava, oferecia como presente.

Mestre Expedito nasceu em Domingos Mourão, Piauí, no ano de 1932. Morando muito longe do mar, mas com uma queda especial por barcos, se inspirou em uma de suas obras mais famosas: um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro. Mudou-se para Teresina em 1969. Seu atelier, um galpão bastante grande bem ao lado da casa onde trabalha.  Mesmo com a idade avançada, o artista e sua alma criativa, seguiam fazendo planos de continuar. Vivendo somente de suas esculturas, Expedito formou todos os filhos e começou a pintar telas, as quais chama de pintura primitivista"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES