Morre Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato

Paulo Roberto foi condenado a mais de 70 anos de prisão em processos sobre a Lava Jato. Colocado em liberdade por causa dos acordos de colaboração. firmados

Morre Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O engenheiro Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Lava Jato e ex-diretor da Petrobras, morreu neste sábado (13), aos 68 anos, vítima de um câncer.

Paulo Roberto foi condenado a mais de 70 anos de prisão em processos sobre a Lava Jato, no Paraná. O engenheiro respondia o processo em liberdade por causa dos acordos de colaboração firmados com a Justiça. Ele foi preso junto em março de 2014, quando a Operação Lava Jato foi deflagrada.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa na CPI. (Foto: Reprodução)DELAÇÃO

Após dois meses na prisão, o engenheiro decidiu colaborar com as investigações e detalhou como funcionava o esquema. Foi a partir dos depoimentos dele que os policiais desvendaram como funcionava a distribuição de recursos desviados da Petrobras.

Empreiteiras que mantinham contratos com a estatal superfaturavam os valores dos serviços que prestavam, por meio de contratos aditivos às obras.

Parte dos valores do superfaturamento era usado para pagar propina a diretores da Petrobras e também para abastecer o caixa de partidos políticos, no caso o PT, PMDB e PP.

Costa virou diretor da Petrobras em 2004, por indicação do ex-deputado federal José Janene, que morreu em 2010. Ele permaneceu no cargo até 2012, quando pediu demissão e abriu a empresa de consultoria Janene foi eleito pelo PP do Paraná e também esteve envolvido no escândalo do mensalão. Como revelaria mais tarde o doleiro Alberto Youssef, teria partido de Janene a ideia de usar a estrutura da Petrobras para arrecadar dinheiro para pagar a base aliada do governo na Câmara dos Deputados e no Senado, em troca da aprovação de projetos estratégicos para o governo federal.

Morre Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato (Foto: Rede Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES