Morre viúva do fundador da TV Rádio Clube, Dona Maria Alencar

Morreu aos 96 anos na madrugada de hoje em Teresina, na Clínica Pronto Med, D. Maria Alencar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MORRE A VIÚVA DO FUNDADOR DA TV CLUBE

Morreu na madrugada de hoje, na Clínica Pronto Med, em Teresina, D. Maria do Amparo Ferreira Alencar de 96 anos. Há três anos a viúva do Profº Valter Alencar sofria de uma doença degenerativa, Mal de Alzheimer. No dia 12 de novembro foi internada com problemas de obstrução intestinal, o quadro clínico de D. Maria se agravou e ela foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva.

O velório está sendo realizado na funerária Pax União e o enterro será às 17h, no Cemitério São José, zona norte de Teresina.

MARIA DO AMPARO FERREIRA DE ALENCAR

Maria do Amparo Ferreira Alencar nasceu em Teresina, no dia 03 de dezembro de 1914. Filha de Gil Martins Gomes, um dos primeiros industriais do Piauí, fundador da Usina Santana, e de D. Maria Fonseca Ferreira. Os pais de D. Maria do Amparo eram do município de Jerumenha, a família era formada pelos pais e mais sete filhos, ela era a caçula.

D. Maria do Amparo estudou em Campinhas, São Paulo, mas se formou em Teresina, na Escola Normal. Trabalhou como professora na própria usina do pai, lecionando para os funcionários e moradores da região.

Em agosto de 1938, conheceu o professor Valter Alencar nos festejos de União. Um ano mais tarde se casou e teve quatro filhos: Teresa Maria Ferreira de Alencar Rebelo, Gilda Maria Ferreira de Alencar, Segisnando Ferreira de Alencar e Valter Alencar Filho.

Mulher de aparência frágil, mas de personalidade forte e de decisões firmes, sempre foi caseira e dedicada à família, principalmente, depois do nascimento do segundo filho, uma menina especial que recebeu uma atenção maior da mãe.

Sempre muito reservada, D. Maria pouco acompanhava o marido nos eventos sociais, mas era uma grande companheira de Valter Alencar. Participava de todas as decisões que envolviam a família e os negócios. Foi uma das maiores incentivadores do marido na fundação da primeira emissora de TV do Piauí, a TV Rádio Clube, inclusive, apoiando-o a se desfazer do patrimônio da família para a realização deste sonho, deste projeto. Em homenagem à esposa, o professor Valter Alencar inaugurou a TV Rádio Clube no dia do aniversário da companheira, 03 de dezembro de 1972.

Em 1975, aos 61 anos, D. Maria do Amparo ficou viúva e com pulso firme apoiou os filhos a dar continuidade ao trabalho e ao sonho do patriarca da família.

Há 3 anos D. Maria sofria com uma doença degenerativa, Mal de Alzheimer. No dia 12 de novembro foi internada na Clinica Pronto Med, em Teresina, com uma obstrução intestinal, o quadro de saúde da matriarca da família Alencar foi se agravando. Dona Maria deixa 4 filhos, 12 netos e 16 bisnetos.

Nossos pesames de todos que fazemos o Meio Norte a familia Alencar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES