Morte de 19 onças para tráfico causa choque em pesquisadores

Segundo o Ibama, é a maior quantidade de felinos caçados no Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A descoberta de 19 onças mortas e esquartejadas em um freezer na cidade de Curionópolis, no Pará, causou choque até para quem está acostumado a apreensões do tipo. Os animais foram encontrados na semana passada, mas a gravidade do caso só foi percebida após perícia. Segundo o Ibama, é a maior quantidade de felinos caçados no Brasil achados em uma operação desde que o órgão foi criado, em 1989.

A apreensão ocorreu em uma operação da polícia local para apurar a venda de armas após uma denúncia. No local, além da fabricação e venda de armas, se depararam com animais abatidos, carcaças e aves em gaiolas. O número de animais, segundo investigadores, é maior do que o esperado para uma apreensão de onças abatidas para proteção por fazendeiros.

No total, foram 27 os animais encontrados: sete aves vivas (três bicudos, um curió, um azulão-da-Amazônia e dois canários-da-terra), um crânio de jacaré e no mínimo 19 felinos (uma jaguatirica, duas onças-pardas e 16 onças-pintadas). O número pode ser até maior, já que foram encontradas diversas partes dos felinos - cinco cabeças de onças-pintadas e uma de onça-preta, 25 patas de felinos e outras carcaças.

"Até para nós que estamos acostumados foi muito chocante. Esquartejar o animal, conservar a cabeça, tem todo um sentimento de crueldade. Extrapola muito o que a gente está acostumado. É uma situação de violência bárbara", disse Frederico Drumond, analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversiade) e chefe da floresta nacional dos Carajás.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES