Negros morrem mais do que o dobro em relação aos brancos

Mapa da violência mostra que diferença é de 132%.

Avalie a matéria:
Morte violenta entre os negros é mais do que o dobro do que entre os brancos. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os homicídios entre os negros cresceram mais do que entre os brancos nos últimos oito anos, ampliando assim a diferença que já existia entre as vítimas de mortes violentas no País. A conclusão está nos dados do Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Seppir (Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial).

De acordo com o estudo, entre 2002 e 2010, as taxas de homicídios entre brancos caíram de 20,6 (a cada 100 mil habitantes) para 15,5 no período, o que representa uma queda de 24,8%, enquanto entre negros, os índices subiram de 34,1 (a cada 100 mil habitantes) para 36, aumento de 5,6% no período. Com isso, a diferença das mortes entre negros e brancos aumentou no período.

Enquanto em 2002 morriam 65,4% mais negros do que brancos, em 2010 a proporção aumentou para 132,3%. Ou seja, a morte entre os negros passou a ser mais do que o dobro do que a morte violenta entre os brancos.

A ministra da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, comentou os resultados da pesquisa.

? As mortes entre os negros são sempre em maior número e principalmente entre os jovens, e são mortes que poderiam ser evitadas.

De acordo com a secretaria, os dados são preocupantes porque mostram que a vitimização negra continua evidente principalmente porque houve queda nos homicídios entre os brancos, o que não aconteceu entre os negros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES