Motoboys anunciam greve geral no Brasil a partir desta sexta-feira, 29

A previsão é de que a parada geral deve seguir até o dia 1º de outubro, no domingo.

Motoboys anunciam greve para esta sexta | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta sexta-feira, 29, os motoboys prometem paralisação geral. A categoria busca melhores salários e condições de trabalho e por conta disso, promete parar o serviço de entrega em todo o Brasil, inclusive, no Distrito Federal, onde está prevista a realização de manifestação pacífica. A previsão é de que a parada geral deve seguir até o dia 1º de outubro, no domingo.

De acordo com a Associação dos Motofretistas Autônomos do Distrito Federal (Amae-DF), os profissionais que trabalham com entrega exigem o pagamento  de remuneração de R$ 35 por cada hora de trabalho, durante cada jornada de trabalho para os aplicativos.

Segundo a Associação, o atual modelo de pagamento é injusto, já que os entregadores ganham somente pelas entregas realizadas. Na realidade, conforme a associação, o trabalhador fica à disposição do aplicativo durante  cada período de “login” no serviço de entrega.

“Se você ficar o dia inteiro pela rua e não entregar nada, não recebe nada. Queremos receber da mesma forma como os garçons”, relatou  Eduardo Couto (Du Colt), diretor da Amae.

Os motoboys relatam que a proposta oferecida pelas empresas, com valor de R$ 17,00 pela hora de trabalho é injusta. “Isso, para nós, é inaceitável”, disse Du Colt. Além de deflagrar a greve, os motoboys querem fazer manifestações pelo Distrito Federal.

"Nós iremos brecar e parar tudo. Ninguém vai receber pedido de shoppings e restaurantes”, disse o presidente Du Colt, esclarecendo que a Amae já encaminhou comunicado para o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar-DF) para informar sobre a situação e a decisão de parar os serviços.

Du Colt declara que a intenção dos profissionais é promover uma manifestação pacífica. “Nós pregamos a paz. Quem não puder participar, fica em casa. Vá passear com a família. Tire os três dias de lazer”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES