Motociclista é a maior vítima dos acidentes de trânsito em Teresina

Ao ano morre uma média de 12 mil pessoas em acidentes com moto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa divulgada nesta semana pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revela que ao ano uma média de 12 mil pessoas morre em acidentes com moto no Brasil. O levantamento “Segurança em Duas Rodas” mostra, ainda, que os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito no país.

O estudo analisou pacientes de vários hospitais do país e constatou que 47,7% do acidentes de motos acontecem no período da manhã e outros 44,6% são durante a tarde.

Menos de 10%, portanto, ocorrem à noite, quando a visibilidade dos motoristas é menor. O levantamento da SBOT condiz com as estatísticas do Hospital de Urgência de Teresina.

Segundo o HUT, as maiores vítimas de acidentes de trânsito no Piauí também são os motociclistas. Dos 7630 atendimentos feitos no hospital de janeiro a abril de 2015, 6359 dos pacientes eram condutores de motos.

“O número de vitimizados por causa de acidentes de moto representa 80% do procedimentos realizados em decorrência de acidentes de trânsito”, conta o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Gilberto afirma que esse tipo de atendimento sobrecarrega o hospital. A maioria dessas ocorrências, segundo ele, poderia ser evitada, caso os condutores respeitassem as leis de trânsito.

“A ingestão do álcool, falta de carteira nacional de habilitação, o não uso do capacete e o excesso de velocidade formam o conjunto de imprudência cometida pelos motociclistas”, acrescenta Albuquerque.

O número de cirurgias feitas no HUT são realizadas em sua maioria nos pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

Até o dia 31 de agosto foram 5458 procedimentos cirúrgicos executados somente em vitimizados nesse tipo de ocorrência. A direção do hospital considera o número preocupante e revela perceber que a cada dia a gravidade dos acidentes, o número de mortes e de sequelas estão aumentando.

Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2013, o número de acidentes com motociclistas cresceu 115%. “A potência das motocicletas está aumentando, as ruas estão sendo asfaltadas e isso facilita o excesso de velocidade e a ocorrência de acidentes”, acredita o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

O estudo feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) faz parte da campanha de prevenção aos acidentes com motos que a entidade promove em todas as capitais no próximo sábado, dia 19, quando é comemorado o Dia do Ortopedista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES