Motociclistas sem capacete e menores são comuns no Dirceu

Motociclistas sem capacete e menores conduzindo veículos são comuns na zona Sudeste. Com fiscalização parca, os infratores de trânsito não têm medo de serem pegos e circulam como donos das ruas

Motociclista | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desrespeito às leis de trânsito ainda é uma prática comum em Teresina. Na zona Sudeste da capital essa assertiva é vista diariamente, não importa qual seja o horário. Das infrações mais comuns, o não uso do capacete é de longe a mais percebida na região, mas o que também chama a atenção é o alarmante número crianças e adolescentes conduzindo motocicletas.

Sob a égide do Código de Trânsito Brasileiro, art. 244 incisos I e II, “Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN” e “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou carro lateral” são infrações gravíssimas, sujeitas a multa de R$ 191,54, que deverá ser paga pelo condutor da moto.

No que diz respeito a menor de idade conduzindo motocicletas ou qualquer veículo que seja imprescindível a habilitação, quem responde é o responsável pela criança ou adolescente, ficando sujeito às implicações da lei nos trâmites legais de uma possível ação.

Passeando por bairros da região Sudeste de Teresina a reportagem flagrou de tudo: motociclistas sem capacete, motociclistas sem capacete com passageiro também sem capacete, crianças de colo sendo transportadas – de acordo com o CTB (art. 244 inciso V) apenas crianças com mais de 7 anos podem andar na garupa das motos – e muitos menores de idade conduzindo veículos. O transporte de mais de duas pessoas também é uma cena comum nos Bairros Dirceu e Renascença.

De acordo com Samira Mota, gerente de Educação no Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina, o mau comportamento dos condutores não existe por falta de informação, mas sim por clara desobediência à legislação: “Eles não usam por falta de informação, eles não usam porque não querem, são imprudentes. Sempre acham que nada vai acontecer com eles. Uns chegam a andar com o capacete no cotovelo”, afirma.

Com relação aos casos flagrados na região Sudeste, Samira explica que acontecem por clara imprudência. “Acontecem, na realidade, pela imprudência dos motociclistas e mau comportamento. Eles não internalizam essa questão de que o capacete é essencial e primordial para a sua proteção. A motocicleta não tem nenhum tipo de proteção para o motociclista, se ele não usa o capacete e a roupa e calçado adequado, pior pra ele”, diz. “Quando fazemos Blitze pela região Sudeste identificamos muitas pessoas sem habilitação. Muita gente de lá se preocupa em comprar moto, mas não com a habilitação e a documentação do veículo, que é primordial”, relata a gerente de Educação no Trânsito.

Porém, a STRANS mantém uma agenda de ações que visam manter em prática as boas condutas de trânsito: “A escolinha de trânsito está diariamente nas escolas, tanto nas escolas públicas como nas particulares. Mas trabalhamos os dois lados: o infantil, que está em fase de desenvolvimento; e os adultos, que estão cientes das leis”, conclui Samira Mota.

CIPTRAN e STRANS já aplicaram 8.744 notificações 

A Companhia Independente de Trânsito, durante o período de janeiro a agosto, aplicou 3.052 notificações em motociclistas sem capacete: “Esse é maior quantidade de infrações feitas pelo CIPTRAN”, declara o major Adriano Lucena. “É a estatística mais frequente relacionada ao motociclista, e é a que mais causa dano porque pode ocasionar morte, traumatismo craniano ou sequela permanente”, diz o capitão Emerson José.

De janeiro a julho, a STRANS fez 5.692 notificações, sendo 2.177 por condutores sem capacete e 3.515 por passageiros sem o acessório indispensável para a segurança de quem utiliza motocicletas.

Embora o trabalho dos órgãos de trânsito seja intenso para amenizar a situação, sabe-se que as notificações correspondem apenas a uma parcela do real número de pessoas que transitam sem capacete pelas vias da cidade.
No caso da região Sudeste, os motociclistas sem capacete buscam as vias coletoras e locais para evitar a fiscalização, mas não é incomum vê-los em avenidas mais movimentadas como a Noé Mendes e Joaquim Nelson.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES