Motores a gasolina ficam menores e eficientes para reduzir consumo

Motores a gasolina ficam menores e mais eficientes para reduzir o consumo e melhorar o desempenho.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos anos, os motores a gasolina e a óleo diesel ficaram 50 vezes mais limpos do que os que equipavam veículos na década de 1970.

Desde então, o consumo de combustível de um carro a gasolina foi reduzido em 18%, se comparado com um modelo de potência equivalente. "O caminho para a produção de carros mais limpos e menos gastadores foi realizado passo a passo", disse Michael Krebs, vice-presidente mundial de desenvolvimento da Volkswagen, ao jornal Folha de S. Paulo.

Aqueles carros dos anos 1970 queimavam gasolina com a ajuda do carburador. Agora o combustível é pulverizado diretamente na câmara de combustão "e em gotas, para reduzir o desperdício. Também surgiram alguns sistemas que armazenam a energia cinética (relativa ao movimento) acumulada nas freadas, o que alivia o funcionamento do motor.

Mas o destaque na economia de combustível hoje é o sistema "start/stop", que corta o funcionamento do motor quando o carro está parado no trânsito ou no semáforo. Com um apertão no pedal, ele volta a funcionar. Na Europa, ele já está em carros como o Volkswagen Polo.

Para colaborar com a redução do consumo sem perder eficiência, os carros e as peças do motor tiveram de perder alguns quilos, já que peso está diretamente ligado ao consumo de combustível. O aço estampado usado nas carrocerias, por exemplo, foi substituído por alumínio ou por material composto, que são mais leves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES