Motorista de app que não ligar ar-condicionado comete crime, diz secretário

Prazo para empresas definirem quais categorias iam disponibilizar ar-condicionado terminou na quinta-feira.

Motorista de app que se recusar a ligar ar-condicionado comete crime | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas de aplicativos de carona, como Uber e 99, que se negarem a ligar o ar-condicionado no Rio de Janeiro, conforme a determinação do secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, serão encaminhados para a delegacia e enfrentarão acusações de crime contra o consumidor.

“Em caso de o passageiro adentrar em um carro desse [de carona por aplicativo] e pedir para ativar o ar-condicionado e o motorista se recusar, o passageiro tem ao lado dele o agente público. Qualquer agente público que ele abordar e relatar que o motorista se recusou a ligar ao ar-condicionado, imediatamente, esse motorista está cometendo um crime contra o consumidor e será conduzido para a delegacia”, afirmou Fonseca.

A discussão acerca da disponibilidade de ar-condicionado em corridas por aplicativo teve início quando uma residente do Rio de Janeiro flagrou um motorista cobrando uma taxa adicional para oferecer o serviço. 

O Governo do RJ publicou no Diário Oficial uma determinação que proíbe a conduta. Além disso, enquanto não houver a adaptação, veículos sem ar-condicionado estão proibidos de aceitar passageiros.

No último dia 10 de janeiro, uma reunião entre a Secretaria de Defesa do Consumidor e as empresas que oferecem o serviço estabeleceu um prazo de sete dias para que as plataformas informassem corretamente qual categoria disponibilizava ou não ar-condicionado.

Ao fim do tempo determinado, a Uber informou que “é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos [motorista e passageiro] ao longo do trajeto”. Além disso, destacou que “é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES