“Motorista-Professor” está mudando sua vida graças ao Nead

Lourisval é motorista da UESPI desde 2006

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que a Educação à Distância muda vidas, disso não se tem dúvidas. Vários alunos conquistaram sonhos graças ao Núcleo de Educação a Distância - NEAD. Mas dessa vez contaremos a história de Lourisval Vieira Soares, um servidor da Universidade Estadual que resolveu dar continuidade aos estudos e como está sempre rodeado de Mestres e Doutores, resolveu que queria ser professor.

Lourisval é motorista da UESPI desde 2006, quando foi aprovado no último concurso para o cargo. Antes disso, trabalhou como vendedor de picolé, ajudante de pedreiro, padeiro, auxiliar de entregas, frentista, artesão, cabeleireiro, garçom e moto taxista. Foram tantas ocupações que ele quase perde o fôlego ao falar das diversas formas que arranjou de ganhar a vida. Tudo isso fez com que ele passasse 10 anos sem estudar e após retomar, somente em 2008, concluiu o Ensino Médio.

No vestibular de 2010, ele conseguiu aprovação para o curso de Letras Português, no polo de Monsenhor Gil. Mas as dificuldades persistiram durante 4 anos de curso. A primeira foi a falta de habilidade com computador e internet, seguida das várias viagens que tinha que fazer a trabalho, perdendo aulas, mas sempre as recompensando.

"Perdi alguns encontros presenciais e alguns prazos de atividades por está viajando a serviço da UESPI. Mesmo andando sempre com meu notebook, em algumas cidades não tinha internet, inviabilizando assim a participação em fóruns, mas sempre recompensava com algum trabalho extra exigido pelos tutores e coordenadores", explicou Lourisval.

Os próximos passos para o recém formado em Letras Português são as Pós-Graduações. "Primeiro vou fazer uma Especialização, para em seguida concorrer a uma vaga de Tutor no Nead e poder dar a contribuição a outros alunos, como tive enquanto graduando em Letras Português. Só depois farei Mestrado e Doutorado. Enquanto isso vou fazendo concursos para professor estadual e municipal", destaca.

Os amigos foram prestigiar um dos momentos importantes da vida de Lourisval, Alessandro Mororó (Chefe do Setor de Transportes da UESPI) e a Profa. Laura Torres (Coord. de Tutoria de Letras Espanhol do Nead/UESPI). Quando questionado se haveria um sonho maior, prontamente enfatizou: "Pretendo um dia ser professor da UESPI, assim como os docentes que transporto diariamente".

A Educação à Distância proporciona a muitos cidadãos piauienses o sonho de conseguir ter um curso superior, sem ter que abandonar o emprego, a exemplo de Lourisval Vieira, que não teria condições de se graduar no Regime Regular, pois não teria tempo de associar o trabalho ao curso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES