THE: Motoristas desrespeitam Faixa Azul na Frei Serafim

Funcionando há mais de um ano, a faixa exclusiva para os ônibus na Avenida Frei Serafim, a Faixa Azul, como é conhecida, ainda não é respeitada

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de um ano em funcionamento, o sistema Faixa Azul, na Frei Serafim, ainda é desrespeitado por motoristas da capital. Apesar de o número de infrações terem caído, ainda é alta a quantidade de condutores que desrespeitam a área reservada apenas a ônibus e táxis.

Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito mostram que, por mês, é registrada uma média de 300 motoristas que invadem a faixa de forma ilegal.

Entre os horários de 6h às 21h veículos particulares só podem entrar na faixa se forem para pegar a próxima via, ficando permitido o tráfego destes veículos apenas fora desse horário. Já aos sábados eles não podem andar pela faixa azul entre 6h e 14h. Caso isso aconteça, o ato é considerado infração e o motorista será multado.

?Quando assumi a gerência de monitoramento, no início deste ano, nós intensificamos as fiscalizações e consequentemente o número de infrações era muito alto. Com o passar do tempo, os motoristas foram tomando consciência e esse número vem caindo consideravelmente.

Porque acontece da seguinte forma: uma pessoa que cometeu essa infração em fevereiro, por exemplo, só vai receber a notificação em sua casa cerca de um mês depois e só a partir de então ele começa a perceber que se trafegar pela faixa azul, ele será multado.

Então foram necessários esses primeiros meses de intensificação das fiscalizações para que as pessoas tomassem consciência que não podem?, afirmou o gerente de monitoramento da Strans, Denilson Guerra.

Para garantir que todas as infrações cheguem à gerência de monitoramento, a Avenida Frei Serafim foi toda equipada, em pontos estratégicos com câmeras, desde a Ponte Juscelino Kubitschek até a Igreja São Benedito.

Hoje espalhadas pela cidade existem 152 câmeras, sendo 23 delas de movimento, ou seja, elas possibilitam que a equipe de monitoramento da Strans possa perceber detalhes dos veículos através de zoom e de filmagens.

Elas possibilitam o monitoramento eletrônico e dentre outros pontos encontram-se nas pontes Estaiada João Isidoro França, Wall Ferras e Juscelino Kubitschek.

Além delas, há ainda os equipamentos de fiscalização eletrônica, que estão espalhados por 29 pontos estratégicos da cidade. Enquanto o monitoramento pelas câmeras acontece das 6h às 19h, estes equipamentos possibilitam uma fiscalização por 24 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES