Motoristas da Uber não têm vínculo trabalhista com empresa, decide STJ

No caso, o motorista da Uber entrou com uma ação na justiça estadual após ter sua conta suspensa pela empresa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que um caso envolvendo um motorista de aplicativo e a empresa dona do serviço seja julgado pela justiça comum, e não pela trabalhista, por considerar que não há relação de emprego entre os dois. O processo foi julgado na quarta-feira passada, e a decisão divulgada nesta quarta-feira (dia 4).

No caso, o motorista da Uber entrou com uma ação na justiça estadual após ter sua conta suspensa pela empresa. Ele pede a reativação do perfil e o ressarcimento de danos materiais e morais. O condutor considera que a suspensão o impediu de exercer sua profissão, além de ter provocado prejuízos materiais, uma vez que ele teria alugado um carro para fazer as corridas.

Foto: Cléber Júnior / 15.04.2019

A Uber alegou no processo que a conta teria sido suspensa por comportamento irregular e mau uso do aplicativo.

O juiz que recebeu o caso na justiça estadual entendeu que não tinha competência para julgar o processo, por se tratar de relação trabalhista, e enviou a ação para a justiça do trabalho, que também se considerou inapta e solicitou orientação ao STJ.

Os ministros da 2ª Seção decidiram por unanimidade que o caso deve ser julgado pela justiça comum.

Segundo o relator do processo, ministro Moura Ribeiro, a relação de emprego exige os pressupostos de "pessoalidade, habitualidade, subordinação e onerosidade", características não encontradas nesse caso.

Ribeiro afirma que os motoristas da empresa não mantêm relação hierárquica com a empresa, "porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos e não recebem salário fixo".

O relator diz ainda que as ferramentas tecnológicas disponíveis permitem criar uma "nova modalidade de interação econômica" e que os motoristas, nesse caso, "atuam como empreendedores individuais, sem vínculo de emprego".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES