Motoristas de aplicativo paralisam e usuários do Uber e 99Pop reclamam

Nas redes sociais, a paralisação parcial dos motoristas de aplicativo gerou muitas reclamações por parte dos usuários

Motoristas se concentram perto do aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio | Gabriel de Paiva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (15), alguns motoristas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, decidiram paralisar suas atividades em busca de repasses maiores das empresas nas corridas. Embora a convocação para o movimento tenha sido feita na semana passada, nem todos os motoristas aderiram à paralisação, ainda assim, gerou insatisfação por parte de alguns usuários nas redes sociais.

Conforme a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), cerca de 65% dos motoristas de aplicativo não estão trabalhando hoje. Ainda segundo a Amasp, o movimento não possui um líder definido e é organizado pelos próprios motoristas, contando com o apoio da associação para divulgação através de influenciadores. O presidente da Amasp, Eduardo Lima de Souza, também conhecido como Duda, afirmou ao UOL que a entidade está dando apoio ao movimento.

Segundo o presidente da Amasp, as empresas responsáveis pelos aplicativos de transporte ainda não demonstraram disposição para negociar com os motoristas em relação aos repasses das corridas. Segundo a categoria, o valor repassado pelas empresas aos motoristas está congelado desde pelo menos 2016, enquanto os preços das corridas têm aumentado para os passageiros. 

Nas redes sociais, a paralisação parcial dos motoristas de aplicativo gerou muitas reclamações por parte dos usuários que tentaram utilizar os serviços. Segundo os relatos, a quantidade reduzida de motoristas disponíveis elevou o preço das corridas, resultando em valores mais caros. Além disso, muitos usuários relataram ter perdido compromissos em decorrência da falta de disponibilidade de motoristas. "Peguei o ônibus errado e estou tendo que pagar 35 reais num Uber porque hoje tão fazendo paralisação", disse um usuário. "Quem precisar de Uber hoje, ta ferrado. Eu não sabia que tinha paralisação e perdi meu exame", afirmou outro.

A Amasp publicou no Facebook texto que defende que motoristas "se unir para lutar por seus direitos e reivindicar mudanças". O comunicado é assinado por Paulo Reis, vice-presidente da associação. "As empresas de aplicativos estão lucrando enormemente com o seu trabalho, mas muitas vezes não oferecem remunerações justas ou proteções adequadas", diz o texto.

Conforme o comunicado da entidade anunciando a paralisação, houve inúmeras tentativas de negociação com as empresas de aplicativos, mas não foram bem sucedidas. "Vimos a necessidade de realizar a paralisação na tentativa de termos nossas reivindicações atendidas", diz o informe.

(Com informações do UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES