'Motoristas e cobradores estão passando fome', afirma Franzé Silva

O sistema de transporte coletivo está em greve desde 8 de fevereiro.

ônibus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião por videoconferência com o deputado estadual Franzé Silva (PT) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), realizada nesta quarta-feira (03/03), a promotora de justiça Graça Monte, da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, informou que irá mover ação para coibir a venda de vales-transportes e vales-estudantis que vem sendo feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

Na última segunda-feira (1º), o deputado estadual Franzé Silva (PT) esteve reunido com membros do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) e afirmou que “motoristas e cobradores estão passando fome, pois estão sem receber seus salários e outras garantias. Do outro lado, estão os empresários, que continuam faturando com a venda de vales-transportes, ou seja, os recursos estão entrando nas empresas, mesmo com o sistema parado. Os ônibus estão nas garagens, sem gastar combustível, sem gastar dinheiro, sem pagar pessoal e faturando. Essa greve está sendo, portanto, muito vantajosa para os empresários”.

O sistema de transporte coletivo está em greve desde 8 de fevereiro. O Sintetro também informou que acionará o Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar que a Prefeitura de Teresina repasse, diretamente aos trabalhadores, por meio do Sindicato, valores referentes aos salários e benefícios da categoria que estão em atraso, sem que seja necessário o intermédio do Setut.

"Os usuários estão pagando transporte alternativo mais caro e passando mais tempo de espera nas paradas de ônibus. O sofrimento é 100% dos usuários e trabalhadores. Por isso, estamos orientando o Sintetro a procurar o MPE e MPT para efetivar, primeiro, a suspensão da venda de vale-transporte pelo Setut. Segundo, para obrigar a prefeitura a pagar diretamente para o Sindicato os direitos dos trabalhadores”, afirma o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES