Motoristas recebem orientação sobre preservação e tráfico de animais

A ação promove uma blitz ambiental com apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O objetivo é orientar os motoristas através da entrega de um kit ambiental.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com objetivo de conscientizar a população sobre a preservação e o fim do tráfico de animais silvestres, como o Cágado, espécie conhecida como “Tartaruga pescoço de cobra”, o Projeto Caba (Cágado barbicha) realizou a campanha Sos Fauna do Poty na Avenida Boa Esperança, em frente ao Parque Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina.

A ação promove uma blitz ambiental com apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O objetivo é orientar os motoristas através da entrega de um kit ambiental.

Dessa forma, Jacqueline Lustosa, presidente do Caba, pretende, junto com a equipe de profissionais, diminuir a incidência de atropelados das espécies. “Por conta disso, a espécie diminui. Por isso, queremos preservar o que tem e multiplicar para soltarmos a natureza”, destaca.

Caso o motorista presencie a passagem de qualquer animal silvestre, a presidente explica que o condutor deve parar o veículo e deixar o animal seguir o caminho, principalmente o cágado, que anda mais devagar.

A preocupação de sobrevivência da espécie ocorre pela falta de preservação do homem e também por outros fatores. “Faltam túneis, sinalização e iluminação ao longo da avenida. Além disso, recebemos denúncias que esses cágados estão desovando nas casas do bairro Acarape, e o pior, que lá não é habitat deles”, afirma Jacqueline.

Por isso, o período chuvoso é ainda mais preocupante, sendo assim, o Projeto realiza três campanhas durante a época. Dessa forma, pretende continuar a preservação e não permitir o risco de extinção da espécie.

E a população colabora. Jacqueline relata um fato emocionante. “Ficamos muito felizes que a população próxima da Avenida Boa Esperança está tirando a espécie da pista”, conta. O mesmo confirma a motorista e dona de casa Conceição Maria. “Quando encontro algum animal, eu paro e deixo ele passar” finaliza.

CÁGADOS - Os cágados, por muitas vezes, são confundidos com tartarugas; no entanto, a primeira é bem menor, chegando a no máximo 35 cm de comprimento.

Vivem à beira de rios, açudes e lagos, ou seja, próximo a água doce, como é o caso do rio Poty. Preferem ambientes com temperatura entre 10° e 35° C, enquanto temperatura da água deve variar entre 15° e 25° C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES