Mototaxistas querem veto contra projeto que impõe mototaxímetros

A ideia era resolver a discrepância de preços co- brados por mototaxistas para trechos semelhantes

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os representantes dos mototaxistas de Teresina se posicionaram contra o projeto de lei que obriga o uso de mototaxímetro para medir os valores a serem cobrados nos serviços de transporte dos passageiros. A categoria alega que a Prefeitura da capital não cumpre com suas obrigações e desrespeita os mototaxistas ao aprovar, sem dialogar com a classe, projeto de autoria do vereador Tiago Vasconcelos (PSB) que obriga o uso de mototaxímetro para medir os valores a serem cobrados nos serviços de transporte dos passageiros. A ideia era resolver a discrepância de preços co- brados por mototaxistas para trechos semelhantes.

“A Prefeitura de Teresina não cumpre com suas obrigações e desrespeita a classe ao aprovar projetos como esse. A categoria passou por uma padronização para regulamentar a profissão, mas a Prefeitura não cumpre com a fiscalização, o que vem aumentando a clandestinidade”, observa Moura Fé, representante do sindicato da categoria.

O projeto foi aprovado em julho deste ano e a audiência pública foi proposta pelo vereador Edilberto Borges, Dudu (PT). Ele alega que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informou que até o momento nenhuma cidade do Brasil está trabalhando com o instrumento de medição e apenas estão sendo realizados alguns testes em cidades como Fortaleza-CE e Campina Grande-PB.

O parlamentar também propôs a criação de uma comissão de vereadores, juntamente com representantes dos mototaxistas, que deve participar de reunião com o prefeito Firmino Filho para discutir a situação. “Além de gerar altos custos para a categoria, não temos a garantia oficial da sua eficácia nem de um órgão de referência como o Inmetro. É um equipamento caro, sem segurança, sem qualidade e fabricado por uma única empresa. Não quero acreditar que o prefeito Firmino Filho será capaz de sancionar esse Projeto de Lei”, diz Dudu.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES