Mourão diz que Brasil não está pensando em mudar embaixada em Israel

O reconhecimento de Jerusalém como capital israelense é uma polêmica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira que, neste momento, o Estado brasileiro não está pensando em mudar a sua embaixada em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém. A declaração foi dada a jornalistas, após reunião com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.

O que o embaixador da Palestina veio tratar é obviamente a questão da embaixada — disse Mourão. — A resposta que eu dei foi uma resposta de Estado. O Estado brasileiro não está, por enquanto, pensando em nenhuma mudança de embaixada.

Ibrahim e uma comitiva de autoridades religiosas cristãs palestinas foram recebidos pelo presidente em exercício em seu gabinete, no anexo do Palácio da Planalto. Após a reunião, o embaixador admitiu que o assunto foi tratado durante o encontro mas disse que o tema estava "em discussão e que a discussão era muito longa". Apesar disso, Ibrahim reforçou sua expectativa de que a mudança não se concretize:

Foi falado esse assunto (mudança da embaixada), mas esperamos que não aconteça. Qualquer coisa sobre isso será estudado pelas altas autoridades brasileiras. Isso está em discussão e a discussão é muito longa — afirmou o embaixador na saída do encontro com o presidente em exercício.

Por diversas vezes, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sinalizou que irá mudar a embaixada brasileira em Israel, em um gesto que reconhece Jerusalém como capital de Israel. Em visita ao Brasil em dezembro, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Bolsonaro lhe disse que “a transferência não é uma questão de se, mas de quando”. A mesma frase foi usada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, em visita a Washington.

O reconhecimento de Jerusalém como capital israelense é muito polêmica e viola diversas resoluções das Nações Unida, que determinam que o destino da cidade deve ser decidido em negociações entre Israel e os palestinos. Somente Estados Unidos e Guatemala transferiram suas embaixadas, em 2018.

Questionado sobre falas do presidente Jair Bolsonaro favoráveis à mudança, Mourão disse que isso ocorreu "na campanha" e foi evasivo sobre o assunto.

Quem decide é o presidente, tem que ouvir as opiniões.

Mourão comentou também a presença de autoridades religiosas cristãs palestinas.

— Ele trouxe os representatens de religiões cristãs que estão lá. Tem quase 30 mil. A gente pensa que é todo mundo muçulmano, mas não.

Segundo Ibrahim, o encontro tratou também de "assuntos bilaterais" entre Brasil e Palestina. O embaixador se disse satisfeito e ressaltou que as boas relações continuariam, respeitando "a tradição brasileira ao longo dos últimos 70 anos":

Conversamos sobre assuntos bilaterais entre Brasil e Palestina e saímos muito satisfeitos. As boas relações continuarão entre a Palestina e o Brasil, respeitando o direito internacional, essa tradição brasileira ao longo dos últimos 70 anos — comemorou.

O embaixador afirmou ainda que convidou Jair Bolsonaro e Mourão para uma visita à Palestina e que o convite foi bem recebido. A embaixada também manifestou condolências ao Brasil pelo desastre de Brumadinho e desejou recuperação rápida ao presidente Bolsonaro, que passou por uma cirurgia nesta segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES