MP apura danos ambientais causados por plantações de eucaliptos

Cultivo causa acentuados danos ao meio ambiente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Promotoria de Justiça de Jerumenha instaurou nesta terça-feira, 09 de outubro, um inquérito civil público para investigar a ocorrência de danos ambientais causados por empreendimentos que cultivam eucalipto no município, com as licenças ambientais vencidas e descumprindo a exigência de reservas legais em áreas de produção agrícola. A informação chegou ao conhecimento do Ministério Público por meio de uma denúncia registrada na notícia de fato 59/2018.

O promotor de Justiça Márcio Carcará, autor do inquérito civil público, afirma que a plantação de eucalipto, matéria-prima para a produção de papel e derivados, causa acentuados danos ao meio ambiente. Assim o plantio deve atender rigorosamente aos parâmetros das leis ambientais.

“A monocultura de eucalipto gera efeitos deletérios sobre o solo (empobrecimento e erosão), a água (impacto sobre a umidade do solo, os aquíferos e lençóis freáticos) e a baixa biodiversidade observada com prejuízos inexoráveis para a localidade onde são cultivados em monoculturas. Daí a necessidade de medidas capazes de suavizar os possíveis efeitos danosos das plantações, com a correta aplicação de técnicas de manejo e a manutenção de corredores biológicos, fundamentais para a redução dos impactos sobre a água, o solo e a biodiversidade”, afirma.

O membro do Ministério Público do Piauí determinou o envio de ofício à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR), no prazo de 20 dias, solicitando informações sobre a existência ou não de licença ambiental nos empreendimentos mencionados na notícia de fato recebida na Promotoria de Jerumenha. À Coordenadoria de Perícias Técnicas e Pareceres, o promotor de Justiça solicitou a realização de perícias com a finalidade de identificar possível dano ambiental na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES