MP CE ajuiza ação contra governo para envio de mais vacinas ao Nordeste

A Ação Civil Pública requer que a União revise a metodologia de remessa de vacinas e envie as doses de forma proporcional ao total da população em geral do Ceará e de outros Estados do Norte e Nordeste.

Ceará quer envio de vacinas contra Covid-19 proporcional à população | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), juntamente com o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizaram, nesta quarta-feira (04), Ação Civil Pública para que a União revise a metodologia de remessa de vacinas contra a Covid-19 e envie as doses de forma proporcional ao total da população em geral do Ceará e de outros Estados do Norte e Nordeste. 

Em julho, os mesmos órgãos haviam enviado um ofício por e-mail ao Ministério da Saúde, dando um prazo de 72 horas para que o órgão federal explicasse o por quê dos estados do Nordeste receberem menos doses de vacinas contra a Covid-19 do que os das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Segundo MP, estados do Nordeste não receberam doses proporcionais à população | FOTO: Divulgação

Segundo o Ministério Público estadual, enquanto outros locais recebem o equivalente a mais de 90% da população no estado, o Ceará recebeu 71,22%, percentual que o coloca como 23º estado em números de doses distribuídas em relação à sua população.

"Assim, a Ação requer, em caráter liminar, que seja realizado o envio de 1.440.932 de doses adicionais de vacina para corrigir o déficit decorrente das doses enviadas a menos nos grupos prioritários de idosos e profissionais de saúde, já que a distorção na distribuição das vacinas para o Ceará vem ocorrendo desde o início da campanha de vacinação covid no Brasil; que seja feita em caráter definitivo a correção na metodologia de remessa de vacinas do Ceará, a fim de que o Estado receba a quantidade de vacina proporcional à sua população nos lotes subsequentes com compensação do déficit; e que haja revisão da metodologia de remessa em todos os Estados do Nordeste e do Norte e em outros prejudicados, no prazo de 15 dias", disse o MP em publicação no site do órgão.

Multa para a União

Para o MP, o número insuficiente enviado nos últimos meses demonstra tratamento discriminatório (não isonômico) na distribuição de vacinas. 

"Caso as medidas não sejam cumpridas, a ação requer aplicação de multa mínima de R$ 100.000,00 por dia de atraso em face da União e de R$ 10.000,00 por dia de atraso para os respectivos gestores responsáveis". 

Caso seja necessário estender o prazo para a União se manifestar, a Ação requer que seja fixado prazo de 24 horas, inclusive em plantão, diante da urgência da demanda. "Além disso, considerando que os pedidos têm correlação direta com o Estado, a ação requer também que o Governo do Ceará seja intimado ante a possibilidade de compor a ACP", informou o Ministério Público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES