MP discute violência contra a mulher na mídia em debate na UESPI

A mesa redonda aconteceu na UESPI na última sexta-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A promotora Amparo Sousa Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), representou o Ministério Público do Piauí na mesa redonda que discutiu o tema “Mulher, Mídia e Violência”. O encontro aconteceu no auditório Pirajá, na Universidade Estadual do Piauí, nesta sexta-feira (1).

A jornalista e professora da UESPI, Clarissa Carvalho, e a publicitária Luri Almeida trouxeram para o debate os modelos de representação da mulher no noticiário e no mercado publicitário, respectivamente. O debate foi mediado pela professora Bárbara Melo, vice-reitora da UESPI.

Para a promotora Amparo Sousa Paz, a mídia tem colaborado negativamente ao reforçar estereótipos que agridem a figura da mulher. “É uma violência simbólica e diária, que perpetua o discurso machista, opressor e violento. Essas mensagens midiáticas colocam as mulheres sempre em papéis submissos ou como objeto para suprir os desejos masculinos. Precisamos provocar essa discussão e desconstruir essa violência simbólica”, avalia Amparo Sousa Paz.

A atividade é alusiva ao Dia Internacional da Mulher – comemorado no dia 8 de Março – e promovida pela Universidade Estadual do Piauí em parceria com a Coordenadoria Estadual de Politicas Públicas para Mulheres, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da UESPI. Participaram do encontro o Reitor da UESPI, Nouga Cardoso; o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da UESPI, Raimundo Dutra; Joelfa Viveiros, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Francisca Trindade; alunos e professores da instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES