MP: Governo do Piauí deve elaborar norma sobre reserva de cotas para negros

O governador Wellington Dias determinou que sejam executadas as medidas para atender a recomendação

Avalie a matéria:
MP: Governo do Piauí deve elaborar norma sobre reserva de cotas para negros | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público do Piauí para a regulamentação da reserva de cotas para população negra em concursos públicos e processos seletivos estaduais promovidos pela administração direta e indireta, em cargos efetivos e temporários, respeitando um regramento mínimo de 20%. A recomendação foi elaborada pela 49ª Promotoria de Justiça de Teresina.

A recomendação é assinada pela promotora de Justiça Myrian Lago, titular da 49ª PJ, que atua no âmbito da defesa dos direitos humanos.

Em 17 de maio, o Ministério Público Estadual promoveu audiência com o secretário de governo do estado, Osmar Júnior, para solicitar uma posição do Executivo quanto ao atendimento da recomendação. O representante do governo informou que apresentaria a orientação dada pelo MPPI, através da recomendação, ao governador.

Foto: Reprodução/Internet

Na última quinta-feira (03), o chefe da Segov informou, por ofício, à titular da 49ª PJ que o governador determinou que sejam executadas as medidas para atender a recomendação. Isto é, que sejam feitos os estudos para elaboração de norma jurídica visando atender o que dispõe a legislações sobre o assunto, como, por exemplo, o Estatuto da Igualdade Racial e a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. Esse último marco regulatório foi ratificado pelo Brasil mediante decreto da Presidência da República.

Pela recomendação, o governo do estado tem o prazo de 90 dias para elaborar a norma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES