MP inspeciona estrutura física do Museu do Piauí e Casa da Cultura

Procedimento para apurar condições de segurança e estrutura física.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 24ª Promotoria de Justiça de Teresina-PI, especializada na defesa do meio ambiente e patrimônio histórico e cultural, instaurou dois Procedimentos Preparatórios nº 000115-172/2018 e 000116-172/2018, com o fim de verificar as condições de segurança e estrutura física do Museu do Piauí e da Casa da Cultura de Teresina.

Nas portarias, a Promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho destacou que o patrimônio cultural brasileiro é constituído por bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Ainda, acentuou que Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promovê-lo e protegê-lo por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação (conforme nossa Constituição Federal, art. 216, caput e § 1º).

Foi nomeado para atuar na investigação o servidor Rannyere Mendes de Oliveira Marques, em cumprimento ao art. 4º, inciso V, e art. 6º, §1º, ambos da Resolução 23/2007, do CNMP.

Determinou-se a expedição de ofícios à Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBM-PI) requisitando a realização de vistorias para verificação das condições estruturais e de segurança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES