MP ouve testemunhas e parentes de mortos no Jacarezinho, Rio

Relatório de inteligência da polícia cita que quatro mortos foram indiciados em investigação por aliciamento de menores para o tráfico.

— Foto: Ricardo Moraes/Reuters | Policiais civis durante operação na manhã desta quinta-feira (6) no Jacarezinho, no Rio de Janeiro — Foto: Ricardo Moraes/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira,10, o Ministério Público, começa a ouvir as testemunhas e os parentes dos 27 mortos na operação policial Jacarezinho, que ocorreu na última quinta-feira (6), na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ainda na tarde de hoje, ocorre uma reunião com as famílias dos mortos na Defensoria Pública do Rio, no Centro. Na tratativa também terá as presenças das Comissões de Direitos Humanos da Alerj e da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro.

O inspetor da polícia André André Leonardo de Mello Frias também foi morto na operação após ser atingido por um tiro na cabeça assim que iniciou o conflito. Frias tinha acabado de descer do Caveirão, o veículo blindado da Polícia Civil, quando foi baleado.

Policiais civis durante operação na manhã desta quinta-feira (6) no Jacarezinho, no Rio de Janeiro — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Informações do G1, indicam que, entre os suspeitos mortos, havia 24 com antecedentes criminais. Em uma operação que contou com 200 agentes, 26 armas dos policiais foram apreendidas.

Mortes por intervenção policial

Os registros de ocorrência da operação do Jacarezinho também mostraram que todas as mortes foram registradas da mesma forma: Morte por Intervenção de Agente do Estado.

Em agosto de 2020, o Supremo Tribunal Federal proibiu operações durante a pandemia, exceto em situações excepcionais. Desde então, 944 pessoas morreram em operações policiais no Rio de Janeiro.

Policial civil André Frias, morto na operação desta manhã de quinta-feira (6), no Jacarezinho, Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução

Relatório

Um relatório de Inteligência da Polícia Civil feito após a operação cita que foram 23 suspeitos indiciados por aliciamento de menores para o tráfico de drogas. Desses 23, quatro morreram na última quinta-feira (6). São eles:

Richard Gabriel da Silva Ferreira

Rômulo Oliveira Lucio

Maurício Ferreira da Silva

Isaac Pinheiro de Oliveira

A investigação da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente foi uma das justificativas para a ação na região. O relatório frisa que a região é tomada por barricadas construídas pelos traficantes para dificultar a ação da Polícia Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES