MP pede a suspensão imediata das atividades da Braskem em Maceió

Nesta sexta, os ministros Wellington Dias e Renan Filho estiveram em Maceió

Colapso em Maceió | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministério Público (MP), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU)pleiteou a imediata suspensão das atividades de exploração mineral em Maceió. Segundo o documento, foi solicitado à União e à Petrobras que intervenham junto à Braskem, com a finalidade de suspender imediatamente todas as operações de exploração mineral.

A Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência na Lagoa Mundaú, na quarta-feira, 29, localizada no bairro do Mutange. Nesta sexta-feira, o presidente em exercício determinou que os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Renan Filho (Transportes) para averiguar a situação e garantiu que o governo está de prontidão para o problema.

Na cidade, o ministro Renan Filho afirmou que a Brankem tem "total responsabilidade" pelo desastre na capital alagoana, com o iminente colapso de uma mina de sal-gema. 

"A responsabilidade da Braskem é total. No Brasil, a legislação ambiental impõe o crime a quem o pratica. Quem praticou esse desastre ambiental foi a Braskem. Ela própria diz, em reiteradas manifestações, que já investiu R$ 15 bilhões em indenizações e tentativas de estabilização. Antes da investigação, eles negaram, tentaram colocar a responsabilidade em outras empresas e disseram que não era com eles. Mas não teve como; tecnicamente ficou claro", disse o ministro Renan Filho.

A Braskem realizava a extração de sal-gema próxima à Lagoa Mundaú, onde falhas no solo têm sido identificadas. Desde 2018, bairros nas proximidades das operações têm registrado danos estruturais em ruas e edifícios, afetando mais de 14 mil imóveis que foram condenados.

Em comunicado, a Braskem informou que seu sistema de monitoramento do solo detectou microssismos e movimentações atípicas em uma área específica nas proximidades do Mutange, e as informações foram compartilhadas com as autoridades competentes.

As minas da Braskem em Maceió representam cavidades formadas pela extração de sal-gema ao longo de décadas de mineração na região. Em 2019, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) confirmou que essa atividade provocou o fenômeno de afundamento do solo na região, resultando na interdição de vários bairros da capital alagoana.

O caso ganhou notoriedade após um tremor de terra sentido por moradores de alguns bairros em março de 2018. Estudos subsequentes confirmaram que o tremor ocorrido naquele ano foi causado pelo desmoronamento de uma das 35 minas da área urbana. Conforme as pesquisas, esse não foi um evento isolado, pois laudos apontam a existência de outras minas deformadas e desmoronadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES