MP pede intensificação da fiscalização sobre transportes clandestinos

Devem ser encaminhadas à Promotoria de Justiça informações sobre o descumprimento da quarentena e do isolamento, para responsabilização criminal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Promotoria de Justiça de Inhuma expediu recomendação administrativa ao prefeito do município e à secretária municipal de saúde, com instruções para que sejam intensificadas as medidas sanitárias de prevenção ao contágio por covid-19, especialmente com a fiscalização sobre o transporte coletivo interestadual clandestino. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Inhuma está entre os doze municípios piauienses com casos confirmados.

“O descumprimento das medidas para enfrentamento à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus poderá se caracterizar como crime, como o de epidemia, infração de medida sanitária preventiva, desobediência e desato”, explica o promotor de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão.

O representante do Ministério Público recomenda que sejam identificados, por meio de fotografias, os veículos que circulam clandestinamente na cidade, com posterior envio dos registros à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). 

Devem ser encaminhadas à Promotoria de Justiça informações sobre o descumprimento da quarentena e do isolamento, para responsabilização criminal. A pena é de detenção, de um mês a um ano, mais multa. Se o agente for funcionário da saúde pública ou exercer as profissões de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro, a pena ainda pode ser aumentada em um terço.

O promotor de Justiça fixou o prazo de dez dias úteis para que a gestão municipal preste informações sobre o cumprimento da recomendação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES