MP-PI faz inspeção no CEM e diz que “estrutura continua precária”

Apesar da ampliação, muita coisa precisa melhorar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os centros de acolhimento para adolescentes em conflito com a lei: Centro Educacional Masculino (CEM), programa Semiliberdade, Centro de Internação Provisória (CEIP) e Centro Educacional Feminino (CEF) passaram por inspeção do Ministério Público do Piauí (MP-PI) na terça-feira (24) e na quarta (25). 

As vistorias foram realizadas pelo promotor de Justiça Maurício Verdejo, auxiliar da 46ª Promotoria de Justiça, que dentre outras atribuições, tem competência para “inspecionar entidades de acolhimento institucional e programas de acolhimento familiar”. A prerrogativa para as vistorias está prevista na resolução 67 de março de 2011, do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, pelos membros do MP, acompanhado de servidores das áreas de psicologia e serviço social.

Conforme o promotor, “a reforma e ampliação do Centro Educacional Masculino iniciou por ação do Ministério Público, o grande problema é a obra que nunca termina. A coordenadora nova reformou, de forma provisória, a quadra, o campo de futebol e colocou novas atividades para os adolescentes, a limpeza está melhor, mas nem aparece diante da falta de estrutura”, pontua. 

Segundo Maurício Verdejo, o CEM  vem passando por melhorias, embora  ainda esteja com a estrutura ruim. “O número de funcionários aumentou, teve um teste seletivo recentemente, a questão de pessoal está melhorando, mas a estrutura continua precária”, enfatizou. 

O promotor Verdejo apontou também problemas no Semiliberdade, como a falta de atividades para os adolescentes e a falta de gestão. “Foi feita a reforma, mas por falta de gestão está tudo destruído, ou seja, não adiantou nada a reforma se não mantém uma gestão que coloque disciplina e desenvolva atividades para os adolescentes, eles ficam aqui sem fazer nada”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES