MP-PI recomenda suspensão da licitação do lixo em Teresina

Foram identificadas irregularidades no procedimento licitatório

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) recomendou a suspensão do procedimento licitatório da Prefeitura de Teresina para a contratação de empresa para serviços de limpeza na capital.

Após denúncias do vereador Dudu Brgos (PT), a 35ª Promotoria de Justiça identificou irregularidades na licitação, que não atende a várias disposições da Lei N˚ 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

Segundo a recomendação, a licitação restringe o universo das empresas concorrentes, diminuindo o caráter competitivo com rígidas exigências de diversas características técnicas e financeiras, impedindo a participação de outras empresas que não atendam aos rigorosos padrões da licitação, mas que poderiam fornecer alguns dos itens.

“Ao percebermos a irregularidade do processo licitatório, denunciamos na tribuna da Câmara Municipal de Teresina e também ao Ministério Público Estadual, Federal e ao Tribunal de Contas do Estado. É uma licitação de um valor gigantesco, mais de meio bilhão de reais, que seria válida para os próximos cinco anos. Estamos felizes de ver que o MP acatou a nossa denúncia e impediu que o dinheiro público fosse gasto de maneira negligente. A suspensão era a única saída responsável”, afirma Dudu.

A recomendação foi enviada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e para a Comissão Especial de Licitação. A Procuradoria Geral do Município de Teresina (PGM) manifestou-se sobre o caso, nessa sexta-feira (5), informando que acatará a orientação do MP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES