MP quer pena de até 12 anos para denunciados em acidente da TAM

Ex-diretora da Anac e então funcionários da TAM estão entre denunciados.

O acidente da TAM matou 199 pessoas em 2007. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal defende uma pena de 4 a 12 anos de reclusão para os três denunciados nesta segunda-feira (11) pelo acidente com um avião da TAM que matou 199 pessoas no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, em 2007. Segundo a assessoria do MPF, eles vão responder por ?atentado contra a segurança de transporte aéreo?, na modalidade culposa.

Foram denunciados criminalmente Denise Abreu, então diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Alberto Fajerman, que era vice-presidente de operações da TAM; e Marco Aurélio Castro, então diretor de segurança de voo da empresa. Para o MPF, essas três pessoas expuseram a perigo o Airbus que, no dia 17 de julho de 2007, saiu da pista de Congonhas e bateu no prédio da empresa, em frente ao aeroporto.

No momento do acidente, chovia e o A320 da TAM, que vinha de Porto Alegre, estava com um de seus reversos (parte de seu sistema de freio) desativado. Os pilotos não conseguiram parar o Airbus, que atravessou a pista e foi bater em um prédio do outro lado da Avenida Washington Luís. A pista do aeroporto havia sido reformada e liberada havia 20 dias sem o grooving - ranhuras feitas para ajudar a frear os aviões.

O crime pelo qual os três foram denunciados prevê pena de 1 a 3 anos de detenção. Porém, o MPF defende que seja aplicada uma pena maior, de acordo com o parágrafo 1º do artigo 261 do Código Penal, ?devido à destruição total da aeronave e à perda de 199 vidas?. A denúncia do MPF, feita pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, foi baseada em laudos e pareceres sobre o acidente.

Segundo o procurador, o diretor e o vice-presidente de operações da TAM tinham conhecimento ?das péssimas condições de atrito e frenagem da pista principal do aeroporto de Congonhas? e não teriam tomado providências para que os pousos fossem redirecionados para outros aeroportos, em condições de pista molhada. A denúncia também afirma que eles não divulgaram, a partir de janeiro de 2007, ?as mudanças de procedimento de operação com o reversor desativado (pinado) do Airbus-320?.

O MPF considerou que a então diretora da Anac, Denise Abreu, ?agiu com imprudência? ao liberar a pista do Aeroporto de Congonhas, a partir de 29 de junho de 2007, ?sem a realização do serviço de "grooving? e sem realizar formalmente uma inspeção, a fim de atestar sua condição operacional em conformidade com os padrões de segurança aeronáutica?.

Denise também teria assegurado, em fevereiro de 2007, durante uma ação civil pública que pedia a interdição da pista principal de Congonhas por questões de segurança, que uma norma (IS-RBHA 121-189) que previa restrições para as operações no aeroporto, especialmente para aeronaves com sistema de freio inoperante, era ?formalmente válida e eficaz?. O procurador defende que, se a norma fosse válida, a aeronave estaria impedida de pousar no aeroporto na data do acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES