MP retira 1603 crianças do trabalho infantil no Maranhão

Todas foram encaminhadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano de 2007, os auditores fiscais do Minist?rio do Trabalho e Emprego (MTE) retiraram do trabalho aproximadamente 8 mil crian?as e adolescentes em todo o pa?s.

Todas foram encaminhadas ao Programa de Erradica??o do Trabalho Infantil (PETI), coordenado pelo Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome (MDS), para serem inclu?das no programa de transfer?ncia de renda.

O Estado do Cear? apresentou o maior n?mero de crian?as nesta condi??o, com 1.696 delas, seguido pelo Maranh?o com 1.603 crian?as e pela Bahia com 1.334. Os dados s?o da Secretaria de Inspe??o do Trabalho (SIT), do MTE.

A fiscaliza??o dirigida ao combate ao trabalho infantil ? executada pelas Superintend?ncias Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), localizadas nas capitais de todos os estados, sendo atributo obrigat?rio de toda a??o fiscal (rural ou urbana) a verifica??o da ocorr?ncia de trabalho infantil. Os auditores fiscais do trabalho tamb?m procedem ? fiscaliza??o mediante den?ncia.

As crian?as e adolescentes encontradas em situa??o ilegal para o trabalho s?o afastados das atividades laborais e os casos s?o relatados ao Minist?rio P?blico, ao Minist?rio P?blico do Trabalho, aos Conselhos Tutelares e ?s coordena?es municipais ou estaduais de erradica??o do trabalho infantil para que as respectivas autoridades adotem as medidas pertinentes para garantir.

Como a maior parte das crian?as e adolescentes que trabalha est? na economia informal (regime de economia familiar) ou no trabalho dom?stico, campos fora do ?mbito de atua??o da fiscaliza??o trabalhista, ? muito importante a colabora??o e coopera??o dos parceiros da rede de prote??o social das crian?as e adolescentes brasileiros, em especial, a Comiss?o Nacional para Erradica??o do Trabalho Infantil (CONAETI), o F?rum Nacional de Preven??o e Erradica??o do Trabalho Infantil (FNPETI) e o Conselho Nacional dos Direitos da Crian?a e do Adolescente (CONANDA), al?m das articula?es estaduais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES