MP vai investigar suposta omissão da Enel sobre apagão em São Paulo

A investigação visa esclarecer as razões para a demora no restabelecimento da energia elétrica

Queda de árvores em São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está se preparando para iniciar uma investigação em relação à atuação da concessionária Enel no restabelecimento de energia para os consumidores da Região Metropolitana de São Paulo após um forte temporal ocorrido na última sexta-feira (3). Até o momento, quase três dias após a tempestade, mais de 500 mil imóveis na Grande São Paulo ainda estão sem energia elétrica, e há relatos de moradores da capital que afirmam que faltam funcionários da Enel para desenergizar as redes danificadas por árvores e acelerar o trabalho de liberação das ruas pela prefeitura.

A investigação visa esclarecer as razões para a demora no restabelecimento da energia elétrica e verificar se a Enel possui pessoal suficiente para atender às demandas emergenciais nos 24 municípios onde a empresa italiana atua. Os promotores paulistas acreditam que, diante da extensão dos danos à rede de energia, que afetou mais de 2,1 milhões de imóveis atendidos pela Enel, era necessário contratar equipes de emergência para garantir a rápida retomada do serviço.

Esta investigação se junta a outras ações em andamento relacionadas à Enel, incluindo um inquérito sobre o atraso da empresa na implementação de planos de aterramento de fios na cidade de São Paulo. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também revelou uma redução significativa no número de funcionários da Enel ao longo dos anos, o que pode estar contribuindo para os problemas de atendimento.

Em 2010, antes da privatização, a Eletropaulo tinha 7 mil funcionários, mas esse número diminuiu para 4.400 em 2022 e, em 2023, chegou a 3.900 funcionários, de acordo com a CPI. Além disso, a Alesp aprovou um requerimento para ouvir o presidente da Enel ainda neste mês, diante da crise vivida pela empresa no atendimento à população que continua sem energia elétrica. 

A vereadora Luna Zarattini protocolou um requerimento na Alesp para a abertura de outra CPI com o objetivo de investigar as falhas, irregularidades e ilegalidades da Concessionária Enel.

A Defensoria Pública de São Paulo também está buscando esclarecimentos da Enel sobre a interrupção de energia elétrica na capital, questionando a política de compensação, medidas para reparação dos prejuízos dos consumidores e planos de emergência da empresa.

Até o momento, a Enel informou que 500 mil imóveis na Grande São Paulo permanecem sem energia, com a maioria deles localizados na capital. Equipes continuam trabalhando para restabelecer o serviço gradualmente, devido à complexidade dos danos causados pelo temporal, com previsão de normalização até a próxima terça-feira (7). A falta de energia prejudica o ano letivo, pois até o momento, 12 escolas da capital estão sem aulas. Em São Caetano do Sul, o número chega a 18 escolas. Em Taboão da Serra, são 10 escolas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES