MPF decide apurar uso de carro nazista no desfile de 7 de Setembro de Curitiba

Após relatos do uso do veículo, um procedimento administrativo foi iniciado em 17 de janeiro.

O veículo em questão é um Volkswagen Kübelwagen, construído para as Forças Armadas da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria da República no Paraná está investigando a suposta presença de um veículo com símbolo nazista durante o desfile de 7 de Setembro de 2023 em Curitiba. O carro em questão teria sido utilizado pelo Comando da 5ª Região do Exército Brasileiro.

Após relatos do uso do veículo, um procedimento administrativo foi iniciado em 17 de janeiro pela procuradora regional dos direitos do cidadão adjunta, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim, com o objetivo de verificar a veracidade da informação.

Além disso, foi solicitado ao secretário de Estado da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, que apure se o veículo foi realmente exibido no desfile, se o proprietário foi identificado e se foram tomadas medidas cíveis e criminais. O Comando da 5ª Região do Exército Brasileiro, ao qual o veículo está vinculado, ainda não se pronunciou sobre o assunto. O veículo em questão é um Volkswagen Kübelwagen, originalmente construído para as Forças Armadas da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a Folha de São Paulo, o Comando da 5ª Região do Exército Brasileiro foi procurado, mas não se manifestou sobre o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES