MPF pede ao Supremo para investigar Renan

MPF pede ao Supremo para investigar Renan

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral da Rep?blica, Antonio Fernando de Souza, pediu abertura de inqu?rito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Segundo ele, o pedido de investiga??o diz respeito ?s den?ncias de que Renan teria despesas pessoais pagas por um lobista, mas pode incluir tamb?m o suposto uso de laranjas na compra de meios de comunica??o em Alagoas, segundo revelou reportagem da revista Veja.

"Eu j? pedi ao Supremo abertura de inqu?rito para apurar fatos que s?o objeto da representa??o em curso no Conselho de ?tica do Senado. Esse pedido foi conclu?do na sexta-feira [3] e deve ter sido protocolado no Supremo?, disse Antonio Fernando de Souza.

O procurador solicitou o encaminhamento de todo o material que est? no Conselho de ?tica e tamb?m a per?cia da Pol?cia Federal (PF) em documentos de Renan. Ele ressaltou que a decis?o do MP n?o invalida a investiga??o em curso no Senado.

?A iniciativa que tomei tem o objetivo de esclarecer essa quest?o sob a perspectiva penal sem nenhuma interfer?ncia sobre o que vai ser decidido no Senado?, declarou.

Outro lado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), minimizou o pedido feito pelo procurador-geral da Rep?blica, Antonio Fernando de Souza, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir inqu?rito para investig?-lo sobre a suposta ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais.

Renan afirmou que ele pr?prio pediu essa investiga??o ao procurador."Eu pedi ao procurador-geral que fizesse a investiga??o h? mais de 15 dias. Eu mandei uma carta a ele para que abrisse a investiga??o. Para que eu pudesse demonstrar a verdade", disse Renan.

Press?o da oposi??o

O Democratas decidir? nesta ter?a-feira (7) que tipo de pedido entregar? ao Conselho de ?tica contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL): uma nova representa??o sobre as recentes den?ncias da revista "Veja" ou apenas um aditamento ao processo que ele j? responde no ?rg?o pela acusa??o de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais.

O Democratas tamb?m decidir? qual postura tomar? nas vota?es em plen?rio a partir de agora. Se depender do l?der do partido, os senadores do DEM deveriam abandonar qualquer sess?o com Renan no comando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES