MPF vai apurar participação do Banco do Brasil na escravidão e tráfico de pessoas

Em resposta a uma petição apresentada por um grupo de 15 professores de universidades brasileiras e estrangeiras

Investigação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação civil para apurar as responsabilidades e a participação do Banco do Brasil na escravização e no tráfico de pessoas negras durante o século 19. A investigação foi iniciada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro (PRDC/RJ) em resposta a uma petição apresentada por um grupo de 15 professores de universidades brasileiras e estrangeiras.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo grupo, houve negação e silêncio sobre o envolvimento das instituições brasileiras na escravização de pessoas. O despacho do MPF, assinado pelos procuradores Jaime Mitropoulos, Julio José Araujo Junior e Aline Caixeta, estabelece um prazo de 20 dias para que o banco apresente:

suas considerações sobre a pesquisa;

informe sua posição a respeito da sua relação com o tráfico de pessoas negras escravizadas;

preste informações sobre a relação do banco com traficantes de pessoas e sobre financiamentos relacionados com a escravidão;

informe as iniciativas do banco com finalidades específicas de reparação em relação a esse período, entre outras medidas.

O que a pesquisa diz sobre o banco

De acordo com a pesquisa, no caso do Banco do Brasil, os historiadores apontam para uma relação de "mão dupla" entre a instituição financeira e a economia escravista da época. Isso se evidencia no quadro de sócios e na diretoria do banco, compostos em grande parte por indivíduos ligados ao comércio clandestino de pessoas negras e à escravidão. A pesquisa também destaca que o banco se beneficiou de recursos provenientes da arrecadação de impostos sobre embarcações dedicadas ao tráfico de pessoas escravizadas. Além disso, ressalta-se que o capital utilizado para estabelecer o banco provinha da economia da época, na qual a escravidão e o comércio de pessoas negras desempenhavam um papel central.

O que diz o Banco do Brasil

Em nota, o Banco do Brasil diz que “busca promover a igualdade racial”, e que está à disposição do MPF. Leia abaixo a nota na íntegra.

O Banco do Brasil considera que a história do país e suas relações com a escravidão das comunidades negras precisam ser um processo de reflexão permanente. Em relação à reparação histórica, o BB entende que essa é uma responsabilidade de toda a sociedade.

É essa necessidade de amplo envolvimento do país com o tema que norteou a criação dos ministérios dos Direitos Humanos, Dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e Da Mulher. Também foi recriado o Ministério da Cultura. Tudo isso para acelerar a tomada de consciência e a criação de medidas efetivas de reparação.

O Banco do Brasil tem sido uma das empresas brasileiras que mais tem contribuído nesse sentido. Em julho deste ano, o BB assinou Protocolo de Intenções com o Ministério da Igualdade Racial, a fim de unir esforços em ações direcionadas à superação da discriminação racial, à inclusão e à valorização das mulheres negras, com o objetivo de fixar e promover:

- o ingresso de jovens negras no mercado de trabalho;

- a valorização de iniciativas e produções de mulheres negras, sobretudo aquelas que se referirem a projetos culturais;

- ações de fomento ao empreendedorismo e fortalecimento de micro e pequenos negócios de mulheres negras;

- o estímulo à ocupação equilibrada de espaços de lideranças no BB, considerando o respeito à diversidade étnica e de gênero;

- e apoio mútuo e intercâmbio de experiências no sentido de ampliar as políticas afirmativas internas de raça e gênero, trazendo uma perspectiva interseccional às iniciativas em curso ou a serem realizadas no BB.

Em agosto deste ano, o Banco do Brasil tornou-se embaixador de três importantes movimentos de Direitos Humanos da Rede Brasil do Pacto Global da ONU: “Elas lideras 2030”, “Raça é Prioridade” e “Salário Digno”, que buscam mobilizar empresas e organizar empresas para o alcance do ODS.

No mesmo mês, o BB foi selecionado para compor a carteira do índice de diversidade da B3 (iDiversa B3), que inclui 79 ativos de 75 empresas, abrangendo dez setores econômicos. O BB ocupa lugar de destaque, com maior peso na composição do índice, pois possui um dos conselhos de administração mais diversos do mercado, composto por 50% de mulheres e 25% de pessoas autodeclaradas negras.

Também em agosto, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, o Banco do Brasil, renovando a parceria assinada em 2018, assinou a carta de adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que é um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor.

Como empresa que busca promover a igualdade racial, o Banco do Brasil está à disposição do Ministério Público Federal para continuar protagonizando e envolver toda a sociedade na busca pela aceleração do processo de reparação.

(Com informações do G1)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES