MPPI denuncia prefeito Erculano Edmilson por contratações sem concurso

O município de Geminiano necessita de forma recorrente dos profissionais que foram contratados, entre os quais estão psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, motoristas, professores e outros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 1ª Promotoria de Justiça de Picos ingressou com um ação civil pública contra o prefeito de Geminiano, Erculano Edimilson de Carvalho, por ato de improbidade administrativa decorrente da contratação temporária de 34 pessoas sem concurso público. Os profissionais foram contratados em 2017 e 2018 para atuarem em quatro secretarias do município: assistência social, saúde, infraestrutura e educação.

De acordo com a promotora de Justiça Karine Araruna, autora da ação civil pública, as contratações não possuem caráter emergencial e ocasional. O município de Geminiano necessita de forma recorrente dos profissionais que foram contratados, entre os quais estão psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, motoristas, professores e outros. Em razão dessa habitual necessidade, a administração municipal de Geminiano deveria realizar um concurso público, explica a promotora de Justiça em um trecho da ação civil pública. Assim as contratações, segundo a representante do Ministério Público do Piauí, foram realizadas em desconformidade com a Constituição Federal de 88. 

A promotora pede ao poder judiciário a condenação do prefeito com base no artigo 12, inciso III, da Lei Federal nº 8.429/92 que prevê as sanções de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; o pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida como prefeito e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES