MPPI discute em audiência extrajudicial situação do setor cultural de THE

O representante cultural demonstrou interesse em um diálogo mais aprofundado e difundido com os órgãos

MPPI discute em audiência extrajudicial situação do setor cultural de THE | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, por meio da 24ª Promotoria de Justiça, com atribuições nas áreas do meio ambiente, urbanismo e defesa do patrimônio cultural, e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA/MPPI), realizou audiência extrajudicial através de videoconferência com o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), Sheyvan Lima, para tratar sobre as mudanças que aconteceram na destinação de verbas ao setor cultural da capital.

O representante cultural demonstrou interesse em um diálogo mais aprofundado e difundido com os órgãos sobre o tema e destacou as proporções que a situação alcançou nos últimos dias. Pontuou, ainda, a necessidade de construção de um novo projeto, mais amplo e mais democrático, em consideração aos aspectos financeiros e administrativos, bem como políticos e culturais, fornecendo sustentação legal aos movimentos e direcionado à execução dos projetos da área.

Reunião virtual sobre setor cultural de Teresina (Foto: Divulgação/MP)

Por sua vez, a promotora de Justiça responsável pelo meio ambiente e urbanismo, Gianny Vieira de Carvalho, sinalizou para uma atuação que minimize os impactos na questão cultural, que se apresenta em um contexto sério e delicado. Ela solicitou ainda a realização de um mapeamento, através de uma listagem a ser encaminhada ao Ministério Público, que especifique os projetos paralisados durante a pandemia, bem como uma relação das iniciativas recentemente renovadas.

Em seguida a coordenadora do CAOMA, Ednolia Evangelista de Almeida, pontuou a dimensão de notícias recentes sobre o tema, não apenas na própria comunidade, mas também em setores diversos, destacando a importância do incentivo à visibilidade dos projetos e a parceria institucional para o seguimento dos mesmos.

Ainda durante a reunião, a promotora Gianny Vieira questionou o chefe da Fundação Cultural sobre o andamento do projeto de reestruturação da Casa da Cultura de Teresina. Nesse sentido, restou deliberada a solicitação do plano detalhado de perspectiva de mudança do acervo cultural catalogado, além de informações sobre a disposição para renovação do contrato de aluguel firmado junto à Arquidiocese de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES