MPPI firma acordo com TJPI e instituições que previne superendividamento

O projeto tem entre outros objetivos propiciar aos consumidores superendividados a oportunidade de recomeço com a possibilidade de renegociação/repactuação de dívidas

acordo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, assinou, na terça-feira, 04 de outubro, acordo de cooperação técnica para a participação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) no desenvolvimento do Projeto Retomar – apoio aos superendividados. 

Entidades assinam acordo para previnir superendividamento de consumidores - Fotos: Divulgação/Ascom MPPI

O acordo foi assinado também por representantes de instituições parceiras da iniciativa: a Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), a Faculdade Estácio/CEUT e a Escola Judiciária. A solenidade de celebração do acordo ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em Teresina.

O chefe do Ministério Público participou do momento acompanhado pelo coordenador-geral do Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), Nivaldo Ribeiro.

O projeto tem entre outros objetivos propiciar aos consumidores superendividados a oportunidade de recomeço com a possibilidade de renegociação/repactuação de dívidas; promover ações educativas de orientação financeira; fomentar ações preventivas para coibir o superendividamento. O público-alvo são pessoas físicas em situação de superendividamento interessadas em negociar os débitos, que se vê impossibilitada de pagar. O perfil das dívidas atendidas pelo projeto são empréstimos e financiamentos, contratos de crédito ao consumo e contratos de prestação de serviço/aquisição de produtos.

Projeto Retomar presta apoio aos superendividados 

“É uma iniciativa muito importante e que vai trazer impactos sociais bastante significativos para o consumidor piauiense. Estamos à disposição para contribuir com um projeto tão relevante como esse. Parabenizamos todos os órgãos e instituições envolvidos”, disse o procurador-geral de Justiça do Piauí.

No âmbito do Judiciário piauiense, o Projeto Retomar será coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – Nupemec/TJ-PI.

Acordo de cooperação técnica foi assinado 

A cerimônia de assinatura do acordo foi conduzida pelo desembargado vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Raimundo Eufrásio. O acordo foi assinado pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, diretor da Escola Judiciária, pelo defensor público-geral do Estado, Erisvaldo Marques, pelo diretor do Sebare-PI, Mário Lacerda, pelo conselheiro do CRC-PI, João Paulo Cardoso, pela coordenadora do curso de Direito da Estácio CEUT, Samara Cunha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES