MS Cortella faz palestra ‘A Arte de Liderar’ em Teresina

Maiores informações: (86) 32302090 e 394273616.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cortella é graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação,Professor em várias universidades no Brasil, membro do conselho técnico científico educação básica da Capes/MEC  e autor de publicações na área.

No dia 24 de maio de 2016, Cortella fará a palestra A Arte de Liderar no Blue Three Towers Rio Poty. Pela primeira vez em Teresina, o renomado professor será enfático ao ensinar a como assumir liderança. As vendas já iniciaram e estão disponíveis na Kalor Produções , Audi Center Teresina , Livraria Anchieta e site Ingressossky. Maiores informações: (86) 32302090 e 394273616. A palestra tem apoio da Audi .

Leia:

“Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas,  lutamos para que o melhor fosse feito. Não somos o que deveríamos ser, não somos o que iremos ser, mas, felizmente, não somos mais o que éramos”

Há muitos momentos da nossa prática nos quais essa recorrente frase atribuída a Marttin Luther King cabe perfeitamente. Ela vale quando o ano termina, quando avaliamos o trabalho já feito, a participação em projetos, a colheita eventual de fracassos etc. No entanto, entendo que a parte mais forte da frase está na expressão “lutamos para que o melhor fosse feito”!

Ora, a nossa tarefa e, nela, a atenção extrema com as pessoas e os resultados, é, antes de tudo uma ação de liderança, e, essencialmente, uma liderança que provoque aspirações e práticas para que o melhor seja feito.

Essa obra, muitas vezes um combate, outras uma refrega e, outras ainda, peleja persistente, exige desenvolver a arte de liderar, de modo que se possa construir o melhor, no lugar de contentar-se com o possível.

Liderança não é um atributo atávico, vindo conosco do nascimento; é uma atitute a ser desenvolvida a partir das atividades com as quais nos envolvemos. Liderança é, sobretudo, a capacidade de inspirar. Inspirar  pessoas, idéias, projetos. A líder ou o líder são hábeis para infundir vitalidade e, com isso, animar (soprar anima/alma/animação) nas empreitas coletivas.

Não se deve, claro, confundir “líder” com “ chefe”; nem sempre há coincidência na mesma pessoa. A chefia é, usualmente, uma decorrência hierárquica, a ser obedecida em função das normas e sanções. Já a liderança não tem relação exclusiva com a hierarquia, pois não se obedece, mas, se segue, se admira e se compraz em seguir as orientações e inspirações. Repita-se: liderar é inspirar, e, não, expirar!

Expirar é tirar o fôlego, desanimar, desvitalizar; muitos e muitas em níveis de gestão fora ou dentro da sala-de-aula, conseguem somente expirar as pessoas à sua volta, a tal ponto que o contato (forçado?) com esse expirador é sempre precedido de uma dissimulado suspiro de desencanto.

Por isso, a liderança como Inspiração exige a compreensão e a prática de cinco competências: libertar a mente, elevar a equipe, recrear o espírito, inovar a obra e empreender o futuro. Do contrário, o melhor se afasta e resta apenas o desalento presente no possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES