MST acampa na reitoria de universidade do Ceará

MST acampa na reitoria de universidade do Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duzentos e cinq?enta agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) est?o acampados desde esta quinta-feira (14) no pr?dio da reitoria da Universidade Estadual do Cear? (Uece), no Campus do Itapery, em Fortaleza.

Os manifestantes reivindicam o pagamento dos educadores do Programa Nacional de Educa??o na Reforma Agr?ria (Pronera) e uma audi?ncia com o governador do Estado, Cid Gomes (PSB). Os sem-terra dizem que o pagamento est? atrasado desde abril de 2007.

A burocracia, segundo o MST, est? dificultando o desembolso. O dinheiro est? em caixa na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e a promessa, conforme o pr?-reitor de pol?ticas estudantis da Uece, Jo?o Bosco Nogueira, ? que os recursos sejam liberados at? o pr?ximo dia 22. Cada educador deveria receber mensalmente R$ 240. S?o hoje 170 educadores do Pronera no Cear?.

Com Cid Gomes, o MST quer tratar sobre o ensino nos assentamentos do Estado. Eles reivindicam do governador pol?ticas p?blicas para educa??o no campo, constru??o de escolas e realiza??o de concurso p?blico para contrata??o de professores espec?ficos para o Pronera.

A assessoria do governador disse que ele est? aberto para ouvir o MST. Em julho do ano passado, o MST ocupou a reitoria da Uece por cinco dias cobrando o repasse do recursos do Pronera. Deixaram a reitoria com a promessa do pagamento, que naquela ?poca estava tr?s meses atrasado. H? uma determina??o do movimento de s? deixar a reitoria quando o pagamento sair.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES