Mudança do Centro de Operações da Chesf para Fortaleza foi suspensa

O adiamento serve para tranquilizar a população do Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro das Minas e Energias, Fernando Coelho Filho, informou que as discussões sobre a transferência do Centro Regional de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) de Teresina, onde existe há 43 anos, para Fortaleza, foi suspensa e só serão retomadas em outubro.

Ele afirmou que o adiamento serve para tranquilizar a população do Estado que estava insatisfeita com a possibilidade de transferência do Centro de Operações. Ao tomar conhecimento da notícia de que a direção da Companhia o deputado Heráclito Fortes (DEM) procurou o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para falar sobre o assunto.

O deputado argumentou que a extinção desse Centro representaria mais um atraso para o Estado, não se justificando tal atitude. O ministro atendeu ao apelo de Heráclito, assegurando a suspensão dessa transferência e garantiu que as conversas sobre o assunto seriam retomadas a partir de outubro.

Heráclito Fortes reafirma seu posicionamento de ser contrário a tal decisão e reconhece a importância da manutenção, em Teresina, do Centro Regional de Operações da chesf. “Não podemos permitir que isso aconteça e que o Piauí seja mais uma vez prejudicado por decisões que só atrapalham seu desenvolvimento. Não tenho dúvidas que a bancada federal na Câmara no Senado está unida em mais essa questão”, pontuou.

Nessa sexta-feira (23), chegaram em Teresina o diretor de Gestão Corporativa da Chesf, Joel de Jesus de Lima Souza; o diretor financeiro, José Pedro de Alcântara Júnior, que se reuniram com gerente regional da Chesf no Piauí, Sérgio Ricardo Dias de Morais, e com o gerente administrativo José Alfredo Mendes Júnior.

O diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin Neto, que também participaria da reunião em Teresina, não veio de Recife, como estava programado.

Joel de Jesus afirmou que a transferência do Centro de Regional de Operações para Fortaleza foi uma solução apontada pela Diretoria de Operações da Chesf como forma de otimizar os recursos financeiros e pessoal da Companhia, pois estão sendo substituindo algumas subestações de energia elétrica.

“Dentro dessa linha, o Centro Regional de Operações sairia de Teresina para Fortaleza, com o intuito de dar maior agilidade e dar respostas rápidas para os problemas que surgem. Essa foi a ideia”, declarou.

Ele afirmou, porém, que a transferência encontrou resistência do próprio corpo técnico no Piauí e também há uma pressão externa feita por deputados e senadores contra a mudança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES