Mulher doa córnea depois de ter olho direito arrancado pelo próprio filho

Durante a agressão, conta a mãe, o rapaz arrancou o olho dela com o dedo.

Avalie a matéria:
|

Uma mulher decidiu doar a córnea após ter o olho direito arrancado pelo filho de 19 anos. O caso ocorreu em Londrina, no norte do Paraná. Segundo Maria de Lourdes Dechechi, de 47 anos, o rapaz tem um tipo raro de autismo e sofreu um surto psicótico. Durante a agressão, conta a mãe, o rapaz arrancou o olho dela com o dedo. ?Eu fiz o jantar, fui até o quarto e acabei trancando a porta, o que raramente faço. Ele bateu na porta e, depois que abri, já começou a me agredir. Ele conseguiu enfiar o dedo por trás da lente dos óculos e puxou meu olho?, contou a dona de casa. O caso aconteceu no dia 2 de dezembro e o transplante foi realizado em 5 de dezembro.

Maria de Lourdes ficou inconsciente e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela foi encaminhada para o Hospital Universitário.

Ao saber que o olho não poderia ser reimplantado, a dona de casa optou pela doação. ?Eles falaram que estava intacto. Então eu perguntei: "se não dá mais para implantar em mim, dá para implantar em outro?"?, disse.

Com a autorização dela e dos familiares, a doação foi possível. As córneas foram implantadas em outra pessoa, que não teve a identidade divulgada. ?Que ela possa agora no Natal enxergar as maravilhas que Deus deu pra gente?, disse Maria de Lourdes.

O filho de Maria de Lourdes está internado em uma clínica psiquiátrica e passa por tratamento.

Raridade

Oftalmologistas afirmaram que a doação de córneas entre vivos é rara. ?É a primeira vez que escuto falar de um caso assim. A doação entre vivos não é possível, pois não é permitida por lei. É diferente da doação de um rim, por exemplo?, disse o oftalmologista Noburo Yagui.

Segundo Yagui o reimplante do olho não é possível nesse caso porque o órgão perderia a funcionalidade. ?Não dá para reimplantar porque, quando você rompe o nervo óptico, não tem como religá-lo. E, uma vez rompido esse nervo, ele não tem como regenerar?, explicou o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES